-
Arquitetos: DT Estúdio
- Área: 44 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Müller
-
Fabricantes: Terracor, Artefatos Metálicos, AutoDesk, Ceasartstone, Crisdart, Lumini, PauPau, Portobello, REKA, VNB nova brooklin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Advogado bem sucedido, o cliente deste projeto cansou de perder horas no trânsito e escolheu um imóvel no Centro de São Paulo, próximo ao metrô, a fim de tornar a sua vida mais prática. Por isso o apartamento precisava ser funcional e, ao mesmo tempo, confortável. A ideia era criar um espaço que pudesse ser usado tanto para home office como para descanso em uma pequena metragem. A integração total dos espaços foi norteadora do projeto, tanto para maximizar o uso da planta já bastante enxuta, como também para atender ao desejo do proprietário, que ansiava integrar inclusive o banheiro. As varandas também deveriam fazer parte do apartamento por causa do cahorro do cliente.
Desde o início, ele queria um ambiente cheio de personalidade através de materiais e cores inusitadas. Ele não queria que nada se parecesse com um apartamento modelo decorado, convencional e impessoal. Além disso, os materiais deveriam ser resistentes por conta da cachorrinha. A maior dificuldade para criar o projeto foi a pequena metragem do imóvel e a falta de paredes. Como tem duas varandas, o apartamento oferecia pouca área para armários e prateleiras. Além disso era preciso atender todas as demandas de uso dentro de um espaço bastante reduzido, sem que ele parecesse ainda menor.
O resultado é um apartamento que proporciona a sensação de amplitude, potencializada pela vista privilegiada da Praça da República e arquitetura do centro de São Paulo. O maior diferencial do projeto é a mistura de materiais _aço, madeira de demolição, cimento queimado_ e bastante cor. Além disso a bancada em “L” serve como cozinha, bancada de refeições, aparador e suporte para objetos.