-
Arquitetos: a GR a u
- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: Casa Franceza, Deca, REKA, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro da Vila Madalena se transformou ao longo das ultimas décadas. Hoje é uma referencia para o entretenimento e os serviços arte e criatividade. O Apartamento, localizado edifício convencional em planta H, com um programa conservador, passou por uma reforma que atualiza seu uso aos novos fatos do Bairro.
O programa foi preservado com uma nova forma, mais fluidez e flexibilidade foram inseridas na moradia com a remoção de paredes originais e a introdução de novas bancadas de concreto somadas a uma parede de vidro. A estrutura de concreto foi toda exposta e junto com o nome piso de cimento tornou-se o material predominante. Uma linha no piso marca de um lado as áreas de serviços e sociais e do outro, com piso original de taco de madeira, as áreas intimas e aconchegantes da casa.
Sobre esta base estática da habitação, introduziu-se o mobiliário de madeira com formicas coloridas de forma independente e dinâmica. Todos os gabinetes são sobre rodízios e soltos, as portas de correr são sobre trilhos metálicos aparentes e podem ocupar diferentes posições em função do uso que predomina nos momentos do dia. Podem-se expor os equipamentos e áreas de serviço, ou fecha-los e abrir o escritório para a área social. O espaço adquire composições de uso distintas e incentiva em ambas as situações a integração da família. O centro das ações é a mesa integrada a bancada central de concreto.
Com a remoção das paredes e a integração das áreas de serviço aos ambientes sociais do apartamento, uma nova condição de luz e ventilação se criou com a integração das aberturas das duas faces que qualificam os ambientes.
A obra utilizou matérias de acabamento simples e adotaram-se estratégias de execução da marcenaria e das bancadas de concreto que minimizaram o tempo de serviço na obra, com este cuidado o custo global obtido foi baixo e o resultado no espaço impactante.