-
Arquitetos: Rocco Arquitetos
- Área: 353 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Cosentino, AGLOSTONE, BASALTEAR, Dalle Piagge, Deca, Duratex, Eliane, La Fonte, Mekal, Perfilor, Perflex, Portobello Shop, REKA, Tramontina, ZELOART, Zanchet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de organização espacial dessa casa de campo foi a integração máxima entre o interior e o exterior e também entre as áreas de convívio da casa. Assim, em um grande plano contínuo estão: as áreas de estar, jantar e cozinha, a varanda, a piscina e o jardim.
As portas de correr da sala se abrem completamente e são fundamentais para permitir essa integração. O projeto se organiza ao longo de um eixo central de circulação que vai da rua até o dormitório principal da residência que se abre para a mata localizada no fundo do lote.
Apesar da casa ter estrutura de concreto armado na laje do segundo pavimento, a madeira de Itauba é o elemento construtivo fundamental da construção. Ela está presente nos decks de madeira, em todo o madeiramento dos telhados, na estrutura da varanda e principalmente no volume central da residência.
A solução do telhado em “uma água” definiu um pé direito de quase 4,5m no ponto máximo da sala onde foram instalados grandes painéis de vidro que iluminam o interior da casa.
Um elemento de forte impacto visual é a viga de concreto aparente que percorre todo o volume central e fica em balanço em uma das extremidades. A ausência desse apoio lateral permitiu a instalação da janela “de canto” que livra completamente o campo de visão para o jardim. O sofá de alvenaria ali colocado é um dos lugares mais especiais da casa!