-
Arquitetos: PLUG architecture
- Área: 577 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:David Matute, Román Cordero, Oscar Jiménez, Joel Alavéz
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Helvex, Magg, Tecnolite, Teka, URREA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vilas Paralelas. Duas franjas residenciais que correm junto a um jardim linear de atividades. A proposta responde à encomenda de uma construtora para o desenho de duas residências a serem vendidas em uma primeira fase, e uma possível terceira unidade em uma segunda etapa, todas elas em terrenos adjacentes de 15x50 metros.
Em resposta a isso, propõe-se uma organização linear que amplia a percepção longitudinal do lote, estabelecendo duas faixas programáticas: uma de atividades domésticas dentro de um padrão modulado e alveolar (pré-fabricado no local) de 5 x 50m e deixando em paralelo outra faixa de atividades ao ar livre, fazendo com que todos os moradores tenham contato diário (contemplativo e interativo) com a franja paralela do jardim. Além disso, a ala doméstica é cercada por paredes equipadas que permitem conter o programa de apoio de cada atividade interna; a profundidade nas aberturas dentro destas paredes ajuda a proteger do sol e das vistas laterais, além de oferecer vistas, iluminação e ventilação para o interior.
A orientação das faixas ajuda a vegetação nativa a resfriar o ar interno e externo, pois afasta os ventos dominantes e torna o jardim habitável em horas de sol durante todo o ano, o que é muito necessário em uma cidade que atinge temperaturas muito altas diariamente (especialmente no verão). A oportunidade criada a partir da integração de múltiplas atmosferas de atividades ao ar livre na paisagem doméstica é agora, mais do que nunca, uma necessidade. O jardim é para a casa como a casa é para o jardim.