-
Arquitetos: Littow Architectes
- Área: 23 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marc Goodwin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Majamaja é uma unidade habitacional que opera totalmente fora da rede de energia elétrica. A unidade é pré-fabricada, transportável e pode ser montada nos locais mais isolados. Esta solução é construída em torno de um módulo de tecnologia patenteado com armazenamento de energia verde e um sistema de tratamento de águas residuais. A unidade é replicável e pode ser desmontada e movida para novos locais.
Majamaja, primeiro projeto de uma vila residencial independente da rede elétrica está em andamento em Helsinque e abrirá estas cabanas acessíveis para aluguel de curto prazo em 2021. Além disso, Majamaja está se expandindo internacionalmente, trabalhando com proprietários e investidores em uma vila independente e sustentável na França.
Para Pekka Littow, o arquiteto finlandês com escritório em Paris que iniciou o conceito, o Majamaja é impulsionado pela necessidade de repensar radicalmente e minimizar nosso impacto ambiental no meio ambiente. Ele surgiu também para mostrar como a arquitetura e a tecnologia de pequena escala podem substituir grandes volumes e sistemas vulneráveis. Este projeto é inspirado na vida do arquipélago finlandês, seu habitat tradicional, seus edifícios de escala humana e seu modo de vida no qual o homem está em harmonia com a natureza. De acordo com esses princípios, o projeto pretende ser global.
Majamaja está comprometido com projetos de planejamento espacial sustentáveis com infraestrutura leve. A unidade independente evita danos ambientais causados por trabalhos de pré-construção, incluindo conexão com sistemas de água potável, esgotos ou construção de estradas.
As unidades são construídas com elementos pré-fabricados de madeira que podem ser montados sem a necessidade de pesados equipamentos de construção, o que permite a instalação nos ambientes mais isolados. Várias unidades podem ser montadas para criar conjuntos maiores. As unidades também podem ser desmontadas e movidas conforme necessário.
A autonomia hídrica baseia-se na captação da água da chuva e das águas cinzas filtradas por um sistema de purificação. O sistema opera em circuito fechado onde toda a água cinza é coletada e reciclada e nada é descartado na natureza. Os resíduos dos banheiros secos são compostados e reaproveitados como fertilizante.
Majamaja usa tecnologias fora da rede para armazenamento de energia. A energia é fornecida por painéis solares e uma célula de combustível. Uma bateria de alto desempenho alimenta o sistema de filtro e o equipamento elétrico básico, que inclui iluminação, geladeira, micro-ondas e uma TV ou ar-condicionado opcional. O volume é aquecido com gás natural não poluente. O objetivo de longo prazo é se tornar um exemplo para todas as soluções futuras de habitação.