-
Arquitetos: Cornelius + Vöge
- Área: 600 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adam Mørk
-
Fabricantes: Plannja
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na requalificação e ampliação de um edifício existente. A proposta principal é fazer uma reinterpretação dos tradicionais galpões e cabanas de pescadores do vilarejo onde está situado o centro. A ampliação do antigo edifício é marcada pela angulação na planta, criando uma sensação mais intimista para as áreas de lazer ao ar livre.
O projeto está localizado entre um antigo vilarejo e um empreendimento dos anos setenta, logo, a fim de destacar uma identidade regional, o edifício foi todo pintado de vermelho, seguindo a tradição das antigas cabanas de pescadores do vilarejo, que são um dos seus elementos mais característicos. A cobertura tem a mesma cor das fachadas para tornar a volumetria do edifício mais simples e marcante.
A renovação transformou o edifício em uma construção de baixo consumo energético, com novos materiais de revestimento nas fachadas e reorganizada em uma configuração mais aberta, lúdica e moderna. Novas áreas cobertas, varandas e escadas integram cantos mais íntimos e áreas de convivência, tanto no exterior quanto no interior. As áreas verdes ao redor estão mais integradas e a luz natural é melhor aproveitada. A extensão inclui um salão multiuso para concertos, teatro, atividades lúdicas e esportivas, incluindo uma parede de escalada.
Vários elementos na fachada rompem com a forma básica do edifício em uma escala menor: uma escada funciona como uma pequena área de palco, as entradas cobertas, e a janela em balanço no canto, criando um espaço mais íntimo para as crianças se reunirem em grupos menores - um espaço reservado que faz parte do interior e do exterior ao mesmo tempo.