-
Arquitetos: YKH Associates
- Área: 3723 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Dongwook Jung
-
Fabricantes: Ahyun Color, CERTES, Daehanjm, Dr. Floors Concrete Polishing, Han Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada poucos quilômetros à noroeste da capital sul-coreana de Seul, a Cervejaria NEFS encontra-se cercada pela natureza em uma área muito tranquila na região suburbana de Paju-si. Buscando responder ao desejo do cliente por um edifício icônico porém, com um orçamento bastante enxuto, sugerimos que a nova sede da cervejaria fosse construída para ser um importante lugar de encontro para a comunidade local, além de construir um espaço de diálogo com paisagem natural existente. Na etapa de anteprojeto, buscamos dar nome a cada um dos espaços funcionais da cervejaria, delineando suas formas e volumes. A partir dai, fomos moldando a envoltória do edifício, uma estrutura concebida especificamente para acolher o seu complexo programa.
A estrutura de concreto da parede exterior do edifício opera como um elemento de transição entre o exterior e o interior, entre a natureza e o espaço construído pelo homem. Para acentuar ainda mais este diálogo entre arquitetura e paisagem, foram utilizadas diferentes texturas e distintos grau de rugosidade de acabamento nestas superfícies. Em relação ao sistema construtivo utilizado, optamos por incorporar uma certa quantidade de matéria orgânica ao concreto, agregando um matiz natural à um edifício de estrutura inorgânica.
A superfície da textura rugosa da parede de concreto foi concebida como um elemento de transição entre os espaços exteriores e interiores, de fora pra dentro, um espaço que se desdobra deste o acesso principal para o primeiro e posteriormente, o segundo pavimento. Neste segundo nível, o concreto aparente tingido de azul contrasta com os tons mais quentes do térreo, criando um espaço de atmosfera ambígua que se transforma segundo as condições específicas de iluminação.
Estes elementos de acabamento de fachadas e superfícies internas foram projetados com esmero e minuciosamente testados antes do início da construção do edifício da cervejaria. Desta forma, os arquitetos chegaram a uma solução muito eficiente composta por três camadas: um sanduíche de paredes de concreto moldado in loco de 280 mm cada, e uma camada adicional de isolamento de 150 mm entre estas. A fachada exterior de concreto foi executada com toras de pinho reutilizadas, incorporando as cascas da madeira na superfície do concreto.
Todo o concreto utilizado na obra foi tingido com um pigmento azul-cobalto natural, o qual se revela em maior ou menor grau de acordo com o acabamento, e o qual se dissipará com o passar dos anos até desaparecer por completo. A textura da parede exterior foi concebida para proporcionar uma maior sensação de profundidade, respondendo diretamente às condições de iluminação natural ao longo do dia e do ano. Com o cair da noite, holofotes iluminam a fachada de baixo para cima, criando um novo e distinto espetáculo de luzes e sombras.
O layout dos diferentes espaços que compõe a estrutura funcional da cervejaria foi concebido de forma a conectar visualmente os diferentes programas do edifício; a cervejaria é composta por uma estrutura de dois pavimentos, a qual está envolta em três de seus quatro lados por diferentes funções além de contar com uma ampla fachada de vidro: o pub para a degustação das cervejas fabricadas no local de um lado, um espaço para exposições de outro e finalmente, a área administrativa da empresa. Enquanto as funções dedicadas à produção e o pub foram implantado no andar térreo, o novo espaço de exposições e as áreas administrativas foram localizadas no pavimento superior.
Além disso, outros programas complementares como um deque de observação, uma segunda área para degustação de produtos, uma cozinha além de um pátio ao ar livre, completam o programa do segundo pavimento. Expondo todo o processo de fabricação de cervejas em uma espécie de roteiro de visitação acessível, as áreas de operação encontram-se sempre à vista dos visitantes e clientes. O pub, no segundo pavimento, conta com acesso direto à área de produção, à varanda e também ao pátio, permitindo que os visitantes possam desfrutar da experiência ao máximo. O pátio ao ar livre e o deque de observação foram concebidos tanto para proporcionar uma melhor iluminação dos espaços interiores como para que os amantes da cerveja possam desfrutar das melhores vistas para o entorno natural enquanto degustam todas as variedades de cerveja fabricadas pela NEFS.
Poucas aberturas foram incorporadas nesta massiva estrutra de concreto aparente. Desta maneira, os espaços de fabricação ao norte encontram-se protegidos da incidência direta dos raios de sol. A fachada sul, por outro lado, foi concebida de forma mais aberta, maximizando as condições de iluminação natural dos espaços de uso comum da cervejaria. O acesso, por sua vez, se dá através de uma espécie de túnel, uma abertura profunda e relativamente pequena em comparação com a escala do edifício.
Uma vez dentro deste túnel, nos deparamos com um ambiente iluminado em tons de azul, resultado direto da luz que reflete nas superfícies de concreto tingido. À leste, encontramos o acesso à área de estacionamento, oculta por uma parede de concreto em tons de azul cobalto, a qual reflete a luz do sol que penetra através de uma generosa abertura lateral. De forma geral, ao longo do percurso que permeia os espaços da cervejaria, somos convidados a descobrir diferentes texturas, cores, tons, e obviamente, sabores e aromas.