O objetivo do concurso consiste na realização de uma “Casa das mulheres” através de uma arquitetura simbólica, ecológica e inspirada das tradições locais. Um espaço onde as associações e os diferentes elementos da sociedade poderão encontrar-se e dialogar sobre os demais assuntos em termo de igualdade e direitos humano, outorgando assim o envolvimento e a emancipação da comunidade das mulheres, a favor do desenvolvimento social, econômico e politico do território. A paridade de fato não é representada somente para um direito humano fundamental, mas sim para uma condição necessária para um mundo próspero.
Outorgar a todos o acesso, sem distinção, a educação, tratamentos médicos e ao trabalho assim como a possibilidade de presenciar aos procedimentos de decisão, promover a economia sustentável, do qual poderão beneficiar-se a sociedade e o gênero humano inteiro. Hoje, na África subsaariana, Oceania e na Ásia ocidental, as moças têm que enfrentar vários obstáculos para outorgar o acesso aos ensinos primários e médios, isso devido a causas politicas e culturais.
Na África do norte, as mulheres possuem apenas um quinto dos lugares de trabalho retribuídos fora do âmbito rural, e somente em 46 países elas representam mais do 30% dos assentos nos parlamentos nacionais. A Organização das Nações Unidas tem declarado como 5° assunto dos "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (veja “Sustainable Developments Goals”) justamente a paridade dos gêneros, sendo uma característica determinante para o futuro das novas gerações, a fim de cancelar qualquer forma de discriminação e violência, garantindo a preservação dos direitos de todos os gêneros e também com o intento de estabelecer um serviço de proteção social para outorgar a participação feminina nos demais níveis e ocasiões de tomada de decisões.
A promoção deste assunto, bem como a preservação dos direitos das mulheres, representam o foco central do concurso, constando na realização da “Casa das Mulheres”, cuja arquitetura deverá integrar-se ao contexto ambiental e cultural de destino, promovendo os valores da igualdade e interpretando-os em chave arquitetônica ecológica e sustentável, sendo realizável em auto-construção junto com a comunidade local.
Baixe o edital do concurso aqui.
Título
Concurso de projeto "Casa das Mulheres na África"Tipo
Divulgação de concursos (concursos de estudantes)Organizadores
Prazo de inscrição
30 de Maio de 2021 03:41 PMPrazo para envio
27 de Abril de 0001 12:37 PMPreço
60€