-
Arquitetos: alanprekop
- Área: 72 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:nora&jakub
-
Fabricantes: HAY, Muuto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento está localizado em um dos bairros mais antigos da cidade de Bratislava - “500 flats“ - este povoado surgiu no início dos anos 50 e tem permanecido sem grandes projetos de regeneração ou impactos de modernização, apesar de ser rodeado pelo novo distrito financeiro e comercial de Bratislava.
O apartamento está localizado no quinto pavimento (de seis) e graças à sua altitude, as grandes janelas voltadas para leste e oeste são um atributo importante que cria um conceito perfeito para o interior. O que era originalmente um apartamento de 3 quartos com uma pequena área diurna segregada e desnecessária situada na entrada principal e sem qualquer luz solar direta, tornou-se um loft com amplo quarto de planta livre, sala de estar e cozinha, perfeito para um casal ou uma pequena família.
O objetivo da reconstrução era liberar espaços desnecessários e abrir o layout, o que resultou em um local claro e arejado, despojado de seus componentes centrais. Os materiais originais foram expostos e apenas as paredes de suporte foram preservadas, o que abriu o apartamento do lado oeste até o leste. O espaço é aberto a um nível que, cada cômodo não é definido por paredes, mas pelo próprio ambiente e materiais dentro do apartamento. No centro, há uma coluna conectada por uma viga de concreto com orifício redondo, criando um poderoso elemento arquitetônico no meio da disposição.
O único elemento divisor no apartamento é uma construção de madeira e vidro, que está substituindo a parede de tijolos original por uma porta única. A desejada intimidade do quarto é acomodada pela construção inteligente, onde o quarto pode ser isolado fechando a divisória de madeira e puxando as cortinas. O modo diurno permite que o quarto se abra, o que adiciona a sensação de um espaço maior.
Na escolha dos materiais, o aço teve prioridade. O aço inoxidável, sendo um dos principais componentes da unidade, tem sido usado para peitoris de janelas, bancada da cozinha e moldura da entrada circular. Os banheiros foram preservados em seus lugares originais e são revestidos com chapas de metal galvanizado. Graças ao forro, as portas do banheiro ficam completamente escondidas. Isso criou a sensação de uma única unidade embutida no espaço ao redor. Outro objetivo da proposta era utilizar materiais excedentes reciclados de outros empreendimentos que seriam descartados caso contrário.
Os materiais foram recolhidos em vários locais de descarte de resíduos, tratados e, novamente, propostos no interior. Isso é proeminente na sala de estar, que é forrada com azulejos de cerâmica, com uma bancada de mais de seis metros de comprimento. Embaixo, há uma prateleira feita de blocos de concreto e vidro azul. Não há móveis embutidos no apartamento, realçando ainda mais a espacialidade do ambiente. Um guarda-roupa aberto é colocado na entrada do quarto, formando o átrio.
O interior é feito a partir de uma variedade de pequenos detalhes que compõem o todo. A combinação entre a luz do pôr-do-sol, chapa metálica e a icônica vista da entrada circular cria um efeito visual cotidiano muito atraente.