-
Arquitetos: Murman Arkitekter
- Área: 322 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
-
Fabricantes: Dinesen, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia era projetar uma casa unifamilair em um lote triangular com fachada norte, coberta por pinheiros, arbustos e grandes pedras. O projeto teve início em 2010 e foi sendo desenvolvido até 2013, e apenas em 2015 a obra foi concluída.
Uma das características mais importantes desse projeto é a conexão com a água em todas as direções, com exceção de uma das laterais.
O projeto tira vantagem das condições únicas do terreno, criando uma casa com o máximo de contato com a natureza que o circunda, ainda que respeitando a privacidade dos moradores.
A entrada ao sul dá as boas vindas aos visitantes, enquanto o edifício se expande para fora do eixo, formado pelos pavimentos superiores.
Essa linha contínua conecta os moradores e visitantes ao norte, onde encontra com o lago.
Para reduzir a escala e permitir uma definição bem estabelecida das funções no edifício, a casa é organizada por alas, e cada ala termina em um pátio que permite tirar vantagem da luz e das vistas em direções variadas.
Dessa forma, onde quer que você esteja dentro da casa, terá vistas enquadradas da paisagem.
A partir da entrada, a cozinha, que fica para a esquerda, se desenvolve e cada um dos pátios, promovendo luz natural durante todo o dia.
No eixo principal da casa localiza-se a sala de jantar, enquanto a sala de estar com lareira se abre para o sol da tarde e outro pátio oferece proteção. A sala de TV tem vista para o terreno.
Ao leste foi implantada uma sauna, o quarto de hóspedes e espaços de manutenção.
Os dormitórios ficam no pavimento superior.
Uma cabana existente foi remodelada para funcionar como uma garagem e depósito.
A fachada de madeira e o telhado inclinado com duas águas são tratados com sulfato de ferro que corresponde à materialidade dos pinheiros e rochas.