-
Arquitetos: acr arquitetura, noak studio
- Área: 540 m²
- Ano: 20201
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos, Atlas Concorde, AutoDesk, B DESIGN, By Kamy, Colormix, Decortiles, DressALL, Eliane, Fernando Jaegger, Indusparquet, Luxatec, Novo ambiente, PLASTPRIME, Protecnica, Teto Móveis, Tok Stok, VASAP, Way Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar do contexto puramente urbano da cidade de São Paulo, o projeto se destaca pela sua implantação em meio a uma via altamente arborizada. Tal peculiaridade foi potencializada pelo projeto arquitetônico que respeitou a massa arbórea presente no terreno, equiparando sua relevância ao do antigo casarão que passou pela reforma.
Trazendo também a conservação das estruturas originais da construção ali presente, a obra se aliou a aplicação do restauro de ambientes que foram requalificados e apropriou novas áreas que puderam abrigar os programas necessários à clínica.
Combinando autenticidade e sofisticação, o projeto, que é ao mesmo tempo descontraído, pretendeu proporcionar uma experiência afetiva e familiar aos usuários, entendendo que essa premissa já era parte do conceito da marca. Como Alice pretende redefinir a relação entre os profissionais de saúde, com muita tecnologia e acolhimento, a arquitetura procurou refletir estes valores no layout e no design.
Na fachada, um dos destaques do projeto é a membrana bioclimática branca que torna translúcida a visibilidade junto ao pórtico de entrada posicionado de forma a evidenciar o pátio interno desde a rua, trazendo transparência e fluidez ao espaço. Entendendo que essa fluidez faz parte da convivência comunitária, o espaço interno foi projetado para ser completamente livre, sem obstáculos.
Já as áreas de atividades médicas, chamadas de sala da pessoa, em sua maioria, foram posicionadas no pavimento superior, de forma a privilegiar a privacidade nos atendimentos. O andar superior ainda oferece salas de telemedicina, sala de reunião com a família e espaço administrativo.
No pavimento térreo, a área gourmet se torna relevante por estar posicionada próxima a entrada, configurando um espaço de estar e convivência aos clientes. O espaço foi projetado de forma a rememorar o ambiente residencial, possibilitando a maior identificação dos usuários com o local.
O minimalismo, a materialidade e a espacialidade garantiram ao projeto o tom necessário para manter o equilíbrio entre a sobriedade da estética hospitalar e uma arquitetura residencial contemporânea.