-
Arquitetos: Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados
- Área: 570 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Andre Nazareth, Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Arthur Decor, Bio Futton, Bisazza, Espaço Multi, Eurocentro, M3 Serralheria, Mekal, Metalbagno, Oba! Brinquedos, Ornare, Serpa Marcenaria, Set&Arte, Seven Mármores
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda de um programa bastante inusitado foi o ponto de partida deste projeto. Já havíamos projetado uma residência para este cliente que voltou ao escritório com um novo terreno anexo ao seu e a encomenda do projeto de uma garagem para abrigar a sua coleção de carros de luxo e mais uma casa de brinquedos para a sua filha.
Como são dois usos completamente diferentes, nos utilizamos do grandes desnível do terreno em declive para separar os dois edifícios distintos.
Optamos por encaixar a garagem logo na entrada do terreno, próxima à rua, já que os carros são muito baixos e a rampa de acesso deveria ter uma inclinação mínima. Como o terreno era razoavelmente inclinado, conseguimos cortar um platô com área aquém da necessária para a garagem mais o páteo de manobras.
Decidimos então reservar a área plana apenas para uma grande praça de manobras e locarmos o edifício sobre o talude em declive, apoiado em pilares. O desenho dos pilares foi elaborado para diminuir bastante a quantidade de apoios. Cada pilar foi encabeçado por quatro mãos francesas que recebem as cargas pontuais distribuindo-as em apenas quatro “árvores”.
Além do estacionamento, o edifício conta também com uma oficina, banheiro, uma sala de estar e varanda.
A garagem é formada pela interseção de três volumes. Um fechado e revestido de telhas de alumínio amarelas para a oficina, uma caixa de vidro para a garagem e dois planos em balanço que formam a varanda e sua cobertura atirantada na estrutura superior para que também não houvesse a necessidade de apoios verticais.
Os três volumes tem ainda alturas diferentes para que na caixa de vidro central, pudessem ser atirantadas algumas estruturas em balanço. Este mesmo volume tem metade de sua área elevada, exatamente onde a estrutura descola do terreno, gerando uma área de estar com pé-direito mais convidativo e piso em madeira.
Um dos pontos altos é a varanda em balanço com uma vista espetacular da serra carioca.
Como a topografia e o projeto estrutural sugeriram um edifício de grande personalidade, optamos por desaparecer com o outro anexo, nos aproveitando de um desnível para encaixar a construção no terreno. A cobertura ajardinada é conectada a este terreno eliminando a presença da arquitetura para quem chega por cima e só avista a escada de acesso ou um outro suave talude por onde se pode descer para entrar na casa de brinquedos.
O programa contempla uma grande área de convivência, com cozinha, banheiro, varanda com uma lareira externa e mais uma casa na árvore, acessada através de passarela de madeira conectada à varanda. Materiais naturais como a pedra bruta que reveste as paredes e a madeira do piso ajudam a mimetizar a arquitetura à natureza.