-
Arquitetos: noak studio
- Área: 540 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: AutoDesk, Cavaletti, Frisokar, Lumicenter, Minimal Design, Trimble Navigation, Way Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolveu a partir da concepção básica de entendimento de que a fluidez do espaço seria determinada pelo posicionamento de dois volumes principais, e que a partir deles a organização de fluxos internos se desenvolveria no projeto. Tais premissas foram de encontro com o que se descobriu originalmente no espaço; o mal aproveitamento das subdivisões internas, além do pé direito baixo e a pouca penetração luminosa são tópicos que nortearam a intervenção. O desenvolvimento do projeto também contou com o reaproveitamento de alguns elementos, visando um menor custo.
Fator decisivo para a viabilização dos outros itens, o tratamento integral do contrapiso cimentício trouxe um caráter naturalista, que esteticamente se contrasta à utilização de materiais de acabamentos delicados como os painéis perfurados. A retirada do forro existente possibilitou, em grande parte do projeto, um maior alcance de pé direito, trazendo maior amplitude visual e um espaço interno mais qualificado.
A fluidez do espaço interno foi de fato o cerne do projeto; o chanfro dos volumes principais se desenvolveu a partir de um raciocínio de organização espacial e possibilidades de amplitude visual durante o percurso, privilegiando as melhores vistas do projeto, entendendo que a organicidade dessas formas traria melhor aproveitamento do espaço interno. Na parte mais próxima à área externa, encontra-se o open space. A didática proposta foi apresentar aos usuários uma dinâmica de trabalho coletiva, priorizando a não hierarquização do setor e um desenvolvimento de atividade integrado.
A descompressão é segmentada por um volume simples que respeita a linguagem adotada para o desenho dos chanfros nos volumes principais. O deslocamento deste volume em relação ao teto proporciona permeabilidade luminosa, além de integração dos espaços de convivência e permanência sem configurar a falta de privacidade.