-
Arquitetos: Realrich Architecture Workshop
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Eric Dinardi
-
Fabricantes: Dekson, Penguin, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Piyandeling é um novo projeto que consiste num conceito híbrido, entre residência e ateliê. O conceito é elaborado a partir do projeto “Guha” do anterior Realrich Architecture Workshop (muito conhecido por RAW Architecture). Piyandeling está localizado em uma área tranquila de Mekarwangi, em Java, na Indonésia.
A área residencial consiste em uma casa de três pavimentos com uma malha de 3,0 x 3,0 metros para 1 família composta por 2 quartos infantis, 1 quarto principal e banheiros compartilhados. A envolvente do volume pode ser aberta, construída com painéis de plástico reciclado de 300 x 600 mm para cobrir e proteger a estrutura interna de bambu. O painel de plástico é 99% reciclado do Pavilhão Sumarah, por isso a residência se chama Sumarah.
O envoltório forma um corredor de serviços de 80 cm com ventilação dupla cruzada e isolamentos duplo de parede para o espaço de estar do volume. Isso forma uma adaptação de abordagens tradicionais e industriais, misturando marcenaria tradicional e marcenaria em bambu. A técnica é elaborada a partir do Projeto Guha Bambu e Alfa Omega o que permite a experimentação de 3 pavimentos feitos em bambu.
A construção de Piyandeling é projetada como um exercício usando 3 tipos de materiais principais, o plástico reciclado, um tipo local de bambu e pedra também local para a fundação. A composição começou como uma exploração de como o artesanato em bambu se integrou ao espaço retangular modular, criando a composição e o entalhe artesanal integrado a partir do teto, piso, coluna, maçaneta, fechadura e detalhes de acabamento feitos à mão no local, trazendo arte e composição artesanal em todo espaço integrado.
O ateliê Artisan que se chama Kujang é uma estrutura flutuante de dois pavimentos com um salão ao ar livre para reuniões e encontros ligados a fazendas orgânicas. É construído a partir de uma malha de 4-5 metros de estrutura de bambu e coberto com folhas de Nipah combinadas com uma membrana impermeabilizante para o telhado. Formando o Julang Ngapak como uma edificação vernácula tradicional de Java Ocidental, a balaustrada lúdica de bambu é projetada como uma hiperboloide mais elaborada, forte e flexível, criando uma silhueta do movimento natural dos pássaros ou movimento de Kujang, que é uma arma tradicional na cultura Sunda.
O outro volume (denominado Saderhana) é basicamente um andar simples nos dois volumes do perímetro com estúdios e espaço no subsolo. O volume de um andar foi construído com pedra e bambu no telhado, proporcionando uma construção tradicional "Talahap" curva sobreposta coberta com camadas de impermeabilizante e Nipah. O estúdio no subsolo é construído com bambu e concreto que cria uma parede de retenção esculpida pelo bambu das fôrmas. A ideia é utilizar acabamentos que sejam crus, básicos, humildes e honestos na expressão respeitando essa sensibilidade econômica.
Piyandeling é um exemplo de arquitetura de bricolagem. É um entendimento de que para projetar e construir algo a partir da terra, o projeto precisa encontrar as raízes do genius loci entendendo a adaptação do artesanato e material local disponível em regiões específicas.