-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 236 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:ZY Architectural Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada no Parque Jiuzi às margens do Rio Suzhou, que é o portão norte do Parque. Anteriormente, servia como escritório administrativo do Parque Jiuzi e foi construída há muitos anos. Portanto, o estilo geral é muito diferente do moderno parque, e a imagem arquitetônica é relativamente fechada. Assim, ela se torna o foco da renovação do Parque Jiuzi.
Embora seja apenas um espaço com menos de 200 metros quadrados, passamos por muitas revisões durante o processo de projeto. No início, mantivemos a estrutura principal do volume anterior, e procuramos formar um espaço para a circulação das pessoas através de uma estrutura em balanço. Também experimentamos um volume circular para formar uma paisagem. Mas, por fim, escolhemos uma superfície dobrada em concreto.
Sob a peça dobrada forma-se um espaço coberto no perímetro do edifício, que é um lugar divertido para as crianças brincarem. Ao mesmo tempo, o volume recém-construído e o local reservado formam uma pequena praça para as pessoas aproveitarem. Acima desse elemento, conectamos o volume ao parque com uma trilha interna, que ecoa o relevo acidentado do parque. Ele também caracteriza as diversas atividades, formando um estado homogêneo, enriquecendo a hierarquia espacial, ao mesmo tempo em que suaviza os limites arquitetônicos, permitindo que as edificações originais se integrem mais ao ambiente do parque.
O espaço funcional da edificação está claramente dividido de acordo com a forma do volume. O lado oeste mantém o escritório; as funções auxiliares, como banheiros e salas de equipamentos, são colocadas ao centro; o espaço sob a maior superfície em balanço é o ambiente principal, cercado por paredes de vidro. É um espaço de lazer para os cidadãos e serve também como sala de reuniões para a abertura das chamadas Atividades Jiuzi.
O maior desafio dessa edificação é a estrutura. A saliência mais longa tem cerca de 7 metros. O controle da distância e da espessura da placa tem uma grande influência na forma da edificação. A placa dobrada aumenta a rigidez do concreto enquanto reduz a sua espessura. Ela é sustentada por uma coluna de aço de um lado e uma laje inclinada do outro.
A área mais complexa é onde a escada precisa ser aberta para que os visitantes possam subir até o telhado. Ao mesmo tempo, ela torna-se o componente marcante, a força da estrutura se reflete na forma da edificação. Desta maneira, a estrutura de concreto constitui um marco e um reconhecimento da entrada do Parque Jiuzi de forma dinâmica e equilibrada.