-
Arquitetos: Leo Romano
- Área: 1100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Salvador Cordaro
-
Fabricantes: Gil Fialho, Maranata Alumínio, Oro Stones, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no Condomínio Terras de São José, em Itu, São Paulo, a residência de 1100m2 recebeu dos proprietários o carinhoso nome de "A casa mais linda". O terreno amplo em declive resguarda uma parcela de mata nativa. Desta forma, o projeto se apropria de tais características para a definição do partido arquitetônico. Poucas linhas definem a estrutura em concreto armado. É essa estrutura evidente que faz a volumetria parecer flutuar sobre o terreno. Os pilares são tratados como esculturas e recebem as lajes que se duplicam nas extremidades do edifício.
Em uma dela, a academia de ginástica sobrepõe a paisagem. A inclinação natural do terreno é aproveitada ao máximo, de forma tal que o piso principal acontece "solto" do solo, como nas casas em palafitas, fazendo com que o jardim cruze toda a superfície inferior a casa. O lado mais alto do terreno preserva a mata que ladeia toda a ala dos quartos. As salas também usufruem da natureza exuberante. A planta em "L" deste piso é clara: quartos, salas, cozinha, varanda e academia estão sequenciados e contínuos, podendo ter os seus usos identificados tanto internamente como na observação externa da arquitetura Sobre o platô principal se desenvolve a piscina e outros elementos de convívio como a praça de fogo de chão.
Na parte inferior do terreno estão localizados os ambientes de apoio e serviço, como garagem, depósitos, quartos de funcionários e lavanderia. Com linguagem própria a casa se destaca do conjunto arquitetônico no condomínio no qual está inserida. Ainda que robusta no tamanho, traduz de forma poética e leve o jeito de viver dos moradores. Combina ousadia com simplicidade de materiais. Traz pra si o céu, e tem com a natureza o mais próximo dos diálogos.