-
Arquitetos: Uffizi Arquitetura
- Área: 298 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Renato Nishimura
-
Fabricantes: AutoDesk, BigBox, Lumion, Portobello, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, Brasil, a Casa L&M materializa uma busca constante nos projetos desenvolvidos pelo escritório, que é criar espaços pensados para as necessidades e desejos de seus moradores, integrados às características locais como as vistas naturais e possibilidades do terreno. Assim, mesmo inserido em um terreno com limites muito restritos, cria-se relações entre os espaços internos e externos, construindo uma espacialidade fluida e integrada.
Para a materialidade da casa, optou-se pela estrutura metálica, que traz diversos benefícios como a agilidade e precisão no canteiro de obra, mas principalmente por gerar um menor impacto ambiental, quando comparado principalmente a estrutura em concreto armado. A estrutura fica exposta, porém sua frieza é minimizada com a utilização de materiais como a pedra ferro, como revestimento em paredes, e a madeira aplicada como forro, tornando possível assim uma arquitetura acolhedora em seus espaços internos e externos. Ainda no intuito de criar espaços fluidos e utilizando as características da estrutura metálica, grandes vãos são vedados inteiramente por esquadrias que completam a composição dos ambientes.
O conjunto dos vãos criados pela estrutura metálica e as esquadrias, possibilitam planos transparentes entre os ambientes internos e externos, assim, cria-se uma sensação interna de amplitude espacial, quando o verde dos jardins torna-se parte da composição interna dos ambientes. As grandes esquadrias também possibilitam que no aspecto de conforto ambiental a casa possua uma boa ventilação cruzada. Por fim, a implantação é pensada em conjunto com a criação de beirais e maciços verdes no paisagismo, para que a incidência solar não seja um problema nos planos de vidro.
Na área íntima, no pavimento superior, três suítes são criadas e todas possuem grandes aberturas voltadas para as áreas externas. Assim como no pavimento térreo, as suítes ganham amplitude espacial, além da possibilidade de todos esses ambientes possuírem acesso a varandas íntimas. Por fim, um grande terraço pode ser usufruído pela família, tornando-se possível aproveitar a vista privilegiada da área verde que existe próxima à casa.