-
Arquitetos: Studio Kota
- Área: 460 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:William Sutanto
-
Fabricantes: Artico Elevator, Dulux, Lysaght, Philips, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício KVI é um edifício de escritórios dividido em três pavimentos localizado em um bairro de baixa densidade em uma cidade satélite nas margens de Jakarta, na Indonésia. O terreno está situado em um cruzamento de uma rua residencial e uma avenida movimentada. Com uma vista desobstruída da rua e liberdade frente às escolhas de projeto, pensar na iluminação e na ventilação natural foram dois pontos importantes deste projeto.
O objetivo era criar um espaço de trabalho agradável para os funcionários e, ao mesmo tempo, prover uma recepção aconchegante para os clientes visitantes. Dessa forma, inspirado no jogo Jenga e em um tabuleiro de xadrez, o projeto traduz os objetivos em um conjunto e cubos programáticos que foram estrategicamente localizadoscolocados dentro do envelope, criando situações alternadas entre interior e exterior, opaco e transparente. Passear entre esses espaços é uma experiência que possibilita diferentes estímulos e qualidades, dentro do mesmo edifício.
Em relação à iluminação natural, a depender de sua função, alguns dos espaços têm aberturas simples laterais, enquanto outros apresentam aberturas zenitais. A composição de sólidos e vazios na fachada mostra como a estratégia de subtração atua na massa do edifício. Os recortes na fachada não só contribuem para a composição, mas também dão profundidade suficiente para sombreamento e cobertura da chuva.
Escritórios e salas de reunião são os programas principais deste edifício. O térreo é dedicado à recepção e às salas de reunião, enquanto o primeiro e o segundo pavimento abrigam espaços de escritório. As escadas de lance único são a principal circulação vertical no edifício, já o elevador e as rampas existem para tornar o edifício acessível. O segundo pavimento apresenta terraços exteriores com vista para a vizinhança, os quais funcionam como área de descanso para os funcionários contribuindo para seu bem-estar e produtividade.
Concreto, madeira e aço são os materiais mais utilizados no projeto. A composição da fachada é reforçada pelo concreto, enquanto sua textura pode ser percebida quando a sombra é projetada nas ranhuras. A madeira no espaço interior equilibra a sensação fria e brutal do concreto no exterior.