-
Arquitetos: Studio Dhaka
- Área: 1008 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Asif Salman, Maruf Raihan
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Jaman Steel, Nasir Glass Industry, Scan Cement, Stone Bricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Teach for Bangladesh está localizado na área comercial mais densa da cidade de Dhaka, Bangladesh, cuja função e natureza comercial estão em nítido contraste com o local circundante. Sua humilde estrutura e prática se destaca ao lado dos arranha-céus corporativos que a rodeiam. À medida que avança, a edificação e o carácter dos seus espaços enaltecem a interação dos recursos naturais.
O volume arquitetônico se torna verde e perde a imagem de uma edificação corporativa de vidro e concreto. Desta forma, tijolos locais ecologicamente corretos, lâminas de policarbonato, esquadrias de aço feitas sob medida para todas as aberturas e pisos com acabamento de cimento adornam a estrutura com materiais amigáveis com o meio ambiente. Para criar uma circulação mínima, o volume foi projetado diretamente relacionado ao terreno, localizado no centro do lote entre as séries de plataformas. Isso também torna a estrutura com menor custo construtivo, que era o principal objetivo a ser alcançado.
Cada um dos cantos do espaço aberto entre dois volumes consecutivos tem sido utilizado com a função comum a ser ocupado nos momentos de lazer por um grande número de usuários, como uma praça de alimentação, uma área de discussão, uma área de jogos ou de exercícios e até um anfiteatro, que pode ser coberto com uma estrutura tensionada durante o mau tempo para acomodar centenas de alunos em um workshop ou sessão de leitura. O céu pode ser emoldurado pelo corredor no qual as chapas de policarbonato foram usadas como uma cobertura translúcida para deixar entrar a luz do dia e tornar os espaços mais claros. As treliças de suporte do sistema de cobertura foram projetadas com hastes customizadas para que a estrutura seja leve.
No trajeto linear, mas repleto de acontecimentos, é possível encontrar espaços como postos de trabalho, salas de reuniões e áreas de treinamento, que foram dispostos em torno de uma enorme mangueira com grama, algumas figueiras e oitras espécies de árvores, onde também existe uma paisagem artificial com um anfiteatro e um lago com lírios. Os espaços da edificação estão dispostos como se fossem uma "natureza entrelaçada".
Inicialmente, as árvores existentes no local pareciam um obstáculo ao projeto, mas vencemos o desafio usando-as como elementos ao projeto. Assim, as árvores foram preservadas e os bancos foram projetados sob as copas das árvores como pano de fundo para um cenário natural em forte contraste com a selva de concreto circundante. Um anfiteatro, projetado para hospedar um encontro de cerca de 100 pessoas, é a característica mais marcante do complexo. Uma grande galeria de conferências também foi incorporada ao projeto para que o espaço ao ar livre à sombra de árvores seja preenchido com atividades animadas, como conversas nos tempos livres e até mesmo conferências ou encontros informais.