-
Arquitetos: Atelier Aberto Arquitetura, Sbardelotto Arquitetura
- Área: 66 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Carlos Edler
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Becker e Machado, Casa do Parquet, Christoph Bourqui, Kassena, Lurca, Marmoraria Paraíso, Thony, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento de 66 m², situado na cidade de Porto Alegre, possuía originalmente 2 dormitórios. Para atender às demandas do jovem casal que viria a ocupar o apartamento, a estratégia foi reconfigurar as divisões internas originais. A reorganização foi feita de modo a privilegiar o espaço social do apartamento, criando um espaço amplo, fluído e aproveitando ao máximo da iluminação natural e incrível vista para o lago Gaíba.
Um dos dormitórios foi integrado à área social criando um espaço de trabalho e estudos, onde a mesa de trabalho é contígua à mesa de jantar e totaliza seis metros de comprimento. Junto desta mesa, um volume que organiza cozinha, área de serviços e escritório. Esse volume negro é composto de armários e nichos. De um lado acomoda computador, livros e objetos e, do outro, geladeira e mantimentos de serviço e cozinha.
Abaixo da janela que mira o lago Guaíba, a lareira, em basalto polido, funciona também como bancada de apoio à churrasqueira. Já em frente ao sofá, um grande aparador serve de apoio à TV, bar e banco com futon na extremidade próxima à churrasqueira. Na área íntima, incorporamos à suíte a antiga circulação entre os quartos, proporcionando um grande armário. O antigo banheiro do quarto auxiliar foi transformado, parte em lavabo, parte em armário da suíte.
A paleta de materialidades do projeto compreende madeira garapeira, abrangendo o piso da sala, quarto, lavabo e escritório, acabamentos em madeira cumaru, laca preta e cinza no mobiliário solto e sob medida. Por fim, adicionamos um tom sutil de cor à parede da cozinha com um mosaico de azulejos.