-
Arquitetos: Elluin Duolé Gillon architecture
- Área: 610 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ivan Mathie
-
Fabricantes: Cosentino, Reggiani, sammode
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na criação de um espaço para a coleção e exposição de materiais industriais da fabricação do conhaque Martell. A sala faz parte de um percurso que revela o conhecimento, a expertise, a magia e os rituais da renomada casa de conhaques francesa. A Martell desejava expor seus trezentos anos de história a partir de uma sala de degustação onde master blenders, trabalhadores que desenvolvem composições e misturas únicas para as bebidas, irão trabalhar frente a frente com visitantes.
Um armazém de vinhos e bebidas acomoda o projeto, que tem uma linguagem arquitetônica bastante imponente: o piso em concreto, grossas paredes revestidas por placas pretas, uma esbelta estrutura metálica com elementos em cobre e barris de carvalho. No centro do espaço, a nova sala de degustação se aninha dentre quatro postes existentes, e se eleva levemente acima do piso.
O projeto foi concebido como uma cobinação de materiais que ecoam o trabalho manual dos master blenders. A forma minimalista tira partido da baixa iluminação e do silêncio, bem adequada ao caráter ritualístico da degustação. Duas portas monumentais dão as boas-vindas aos visitantes dentro da estrutura de 31 toneladas em aço bruto.
Os master blenders revelam sua arte e explicam o menu a partir de uma mesa de degustação feita de camadas equilibradas de chapas de aço, com uma superfície branca fosca no topo para realçar os tons âmbar do conhaque que, também se reflete em um lustre de cobre. A iluminação reforça o impacto da arquitetura, pensada como um percurso inicial: evidenciando a aspereza das paredes, revelando os barris, a sala e só então a biblioteca de conhaque nos barris de carvalho.