- Área: 20000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
-
Fabricantes: Atelje Lyktan, AutoDesk, BLÅ STATION, Edsbyn, Flokk RBM, Glimakra, Horreds, Interface, Keystone, Lintex, Million CPH, Ogeborg Flooring, Trecé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para reunir alunos e funcionários, a Universidade de Mälardalen precisava de um novo edifício no campus central na cidade de Eskilstuna, Suécia. O principal objetivo do novo campus é criar um sentimento de pertencimento entre alunos e funcionários e se tornar um forte símbolo do conhecimento na cidade. Efetividade e uso compartilhado foram introduzidos na disposição dos espaços. AIX foi contratado para desenvolver o projeto de interiores do edifício.
Já o edifício em si foi projetado pelos arquitetos dinamarqueses 3XN. A proposta era um edifício que incorporasse um espaço de natação localizado logo abaixo do rio Eskilstuna, projetado por Paul Hedqvist em 1933. Eskilstuna é uma antiga cidade industrial com muitos edifícios de tijolos, característica que foi levada em consideração no projeto, juntamente com as palavras-chave como aconchego, variedade e escala humana.
Em termos de cor, o conceito baseou-se na fachada industrial da cidade, desde o vermelho do óxido de ferro mais escuro ao rosa pálido mais claro das novas áreas. Os tons de azul têm sido o tema para a parte da antiga piscina. Junto com a Universidade, o AIX adaptou a planta baixa para as novas ideias que foram surgindo ao longo do caminho. A administração da universidade estava interessada em novas formas de ensino e métodos de trabalho como um local baseado em atividades, visando manter o corpo docente unido além das fronteiras acadêmicas. O AIX apoiou a Universidade com workshops, tanto em termos de ambientes de escritório como em métodos de ensino. O Campus Eskilstuna é um local de trabalho para 290 pessoas.
O local de trabalho deve estimular a transparência e a criatividade onde haja espaço para atividades individuais e coletivas. As áreas de aprendizagem foram projetadas com base nas pesquisas mais recentes sobre ensino. Uma grande variedade de espaços educacionais foram criados, desde grandes auditórios até salas de aula. Existem também salas projetadas para funções especiais, como estúdios, workshops, salas de aula com equipamentos hospitalares, etc. Áreas públicas e locais de estudo informais são cruciais para o bem-estar dos alunos e também para os resultados do estudo. Grande ênfase foi dada ao projeto de áreas de estudo, como salas para trabalho em equipe, reuniões abertas e locais de estudo, bibliotecas e refeitórios para alunos.
Um ponto de encontro comum foi a fronteira entre as áreas onde os alunos se movem livremente e a parte do prédio que pertence ao corpo docente. Aqui, os alunos e funcionários da universidade podem se reunir fora do horário de ensino programado. A biblioteca em dois andares está no antigo salão de natação. No nível da entrada encontra-se uma biblioteca para publicações, um espaço para exposições, bem como locais de estudo e salas de trabalho em equipe.
Os dois pavimentos estão conectados por um auditório com locais de leitura e espaços de trabalho para equipes na parte que anteriormente era a piscina. As estantes da biblioteca ficam no andar superior. Existem também locais de estudos coletivos e individuais. O resultado tem sido um ambiente universitário moderno e inspirador onde alunos, administração, professores e pesquisadores podem interagir e se desenvolver.