-
Arquitetos: RA+TR arquitectos
- Área: 457 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rui Cavaleiro
-
Fabricantes: AutoDesk, Damásio & Leal, Duravit, Fantini, Focus, Fradical, Geberit, Investwood, Recer, Somor, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma intervenção num edificio de dois pisos em que o piso térreo era um antigo armazém de vinhos e o piso superior continha duas habitações. O elevado estado de degradação em que a construção existente se encontrava obrigou à demolição do seu interior e da cobertura.
Na reconstrução reproduziu-se o telhado pré-existente e a laje do piso intermédio mas com uma diferente estrutura – vigas de madeira na cobertura, que permitem libertar o espaço do vão do telhado, laje de betão no piso intermédio. O aproveitamento do vão do telhado e a supressão das paredes divisórias do 1º andar – à excepção de alguns espaços encerrados, nomeadamente um quarto, a lavandaria e duas instalações sanitárias – proporcionou um espaço de grande amplitude onde se criou um mezanino sob a zona da cumeeira que permite uma leitura global do espaço.
O piso térreo foi mantido amplo para garagem ou outros usos ocasionais. A escolha dos materiais garante a compatibilidade com o pré-existente (argamassas de cal, madeiras, mosaico hidráulico) além de proporcionarem um ambiente particular na sua materialidade (ferro, tijolo, madeira) que evoca o passado industrial