-
Arquitetos: PPAA
- Área: 340 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luis Garvan, Maureen M. Evans, Luis Young
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Octavia começa a transferir os valores da marca OCTAVIA para um espaço habitável, valorizando o natural, o simples, o honesto e o fresco, levando a um espaço arquitetônico onde o usuário pode viver uma experiência de acomodação única na Cidade do México.
Localizado no bairro Condesa, um dos bairros urbanos mais consolidados e propícios aos pedestres da Cidade do México, o projeto busca responder a esta condição de bairro e se unir como mais uma obra dentro deste tecido urbano e social.
O projeto a nível urbano é concebido como um elemento que se abre à cidade e, principalmente, ao pedestre, deixando o espaço térreo livre e com caráter público, promovendo o encontro entre a cidade e os hóspedes.
Este espaço público tem múltiplas configurações e aberturas controladas, podendo ser ele mesmo um prolongamento da rua para um espaço mais definido onde são acolhidas diferentes tipos de atividades, desde um lugar para tomar um café até se tornar uma loja ou simplesmente um ponto de encontro.
Uma parte importante do projeto é o espaço que está por construir, o vazio que assume a forma de um pátio lateral e que se comunica visualmente com o exterior no térreo.
Ao contrário do elemento construído, este espaço tem uma textura marcante tanto nos materiais do piso como nas paredes, gerando uma sensação de algo muito mais orgânico e livre, realçando assim o contraste entre arquitetura e o vazio.
As divisões, parte essencial deste projeto, têm como prioridade a iluminação e ventilação naturais, assim como a privacidade. Os quartos estão localizados em dois blocos, um deles na parte posterior aberta para o pátio e outro na parte frontal voltada para a rua com um filtro de treliça de madeira que, além de proporcionar privacidade à rua, cria um jogo de luz e sombra.
Cada divisão tem um caráter próprio, ficando a maior no térreo, que para além do quarto tem um espaço que pode ser aproveitado como um lugar social ou um segundo quarto dentro da mesma divisão. Os quartos voltados para a rua possuem varanda própria voltada para o pátio interno, além da vista urbana.
A cobertura foi utilizada para criar outro espaço público sem estar em contato direto com a cidade, neste lugar é possível se desconectar da cidade e se conectar a ela de forma mais controlada e isolada, por meio de vistas do bairro, um segundo espaço ao ar livre cercado pela natureza.
Como uma peça de roupa OCTAVIA tem um cuidado especial com os detalhes e com as necessidades específicas de cada usuário, utilizando apenas materiais naturais e em seu estado mais puro, com uma manufatura primorosa que faz com que não só pareçam harmoniosos, mas, ao mesmo tempo, atemporais.