Residência Ninho
Localizada no Xiaoshan Xianghu Resort, a ‘Casa na árvore’ pertence ao complexo hoteleiro do Senbo Resort Hangzhou. A casa na árvore origina-se do desejo de retornar à "casa do ninho". Após recebermos a proposta de uma 'casa na árvore', analisamos e gradualmente esclarecemos o conceito: não é uma vida solitária, mas o estado de gregarismo da árvore, que pode fortalecer as características de nidificação ao máximo, nossa imagem inicial foi um conjunto de cabanas pousando sobre os galhos.
Entre Geometria e Natureza
O projeto de sobreposição de volumes abstratos residenciais tem precedentes na Europa e no Japão, mas a maioria é inclinada à manipulação geométrica e muitas vezes limitada à experiência interna. Com base no caráter comercial deste projeto e no entorno de montanhas, apostamos no equilíbrio entre abstração e imagem, interior e exterior, geometria e natureza.
Portanto, a "dualidade e equilíbrio" foi implementada em todos os aspectos do projeto. O tronco de árvore morto simulado evoca diretamente a imagem de nidificação na natureza, mas evita o super-realismo, com folhagens exuberantes. A cobertura inclinada, sem beirais auxilia a manter características geométricas simples. Cada cabana possui uma varanda, a fachada original também ecoa a floresta do entorno. Os volumes foram aninhados com árvores naturais, e a relação intercalada das fôrmas mantém um certo estado artificial.
O entrelaçamento de três elementos: percurso, plataforma, casa
A experiência da Casa na Árvore começa com a “escalada das árvores”. Tivemos um cuidado especial com o percurso e à experiência ao ar livre - o caminho em zigue-zague refere-se a uma "escalada", os terraços ao ar livre de diferentes alturas são como "galhos de árvores" para descanso, e a casa é equivalente ao "fruto" da árvore. O percurso oferece experiências de mudanças sinuosas, de luz e sombra, enquanto o terraço é um espaço confortável para atividades ao ar livre. Embora cada casa contenha várias árvores artificiais com funções estruturais, conceitualmente, é uma "grande árvore" composta por três elementos de "caminho-plataforma-casa".
Os Contos de Fadas
Considerando que a Casa na Árvore é popular entre as famílias e os jovens, os seis quartos adotam dois formatos: cobertura com duas águas e uma varanda côncava e cobertura de canto com quatro águas e uma varanda convexa. Esta última fortalece ainda mais o efeito de um conto de fadas. No projeto original, foi previsto um escorregador da plataforma para o solo para adicionar diversão. Quando as luzes se acendem à noite, parece que a história dos "sete anões" está prestes a começar.
A Casa na árvore é tão popular, que se tornou um ponto de check-in de celebridades da internet, e até foi usada no título de abertura da nova campanha de 2021 de Faye Wong. Para os arquitetos, no entanto, ainda existem muitos arrependimentos. Durante a construção, a simplificação excessiva da fachada única, a mudança do formato da janela, a substituição da telha de madeira, e assim por diante, fazem seu efeito erodir.
O conceito de Casa na Árvore não é profundo, atrai turistas de todo o mundo, talvez por ser um volume abstrato, mas ainda próximo da natureza. Além disso, atende às necessidades psicológicas das pessoas como um retorno à imaginação primitiva.