-
Arquitetos: Roby Macedo arquitetura e design
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Jesus Perez
-
Fabricantes: Claudia Moreira Salles, Decortiles, Sollos, Sérgio Rodrigues, Textura e Cia, painel ripado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensado durante o período de pandemia, para um arquiteto solteiro que possui pet, a proposta para o projeto foi reformar com intuito de deixar o apartamento funcional e prático sem perder o aconchego e personalidade. O partido inicial foi integrar a cozinha com sala de jantar e estar, em busca de mais amplitude, desenvolvemos um painel ripado em madeira natural que oculta a porta de entrada e se integra ao painel de correr que oculta a cozinha, trazendo mais amplitude para apartamento.
A antiga cozinha possuía pouco espaço para bancadas, assim integramos a lavanderia, criando um grande nicho de granito são gabriel escovado que fica emoldurado por armários de lâmina de pau ferro, se tornando um plano de fundo para a sala de jantar. Para o rodamão, criamos um desenho paramétrico em formato de Voronoi e cortamos o granito a laser mesclando peças escovadas com peças polidas.
Pensando em algo durável e atemporal, criamos diversas peças em materiais super resistentes, como rack em granito são gabriel escovado, painel da cama em mármore e mesas em chapas de ferro dobrado, que trouxeram leveza para o ambiente.
Na varanda pensamos em um mobiliário leve que não ocultasse a vista, assim criamos uma mesa em chapa de ferro dobrada, com espessura super fina, não atrapalhando a vista da paisagem urbana. Para complementar, desenvolvemos um vaso em chapa de ferro que possui 2,50 metros, e nele criamos um pequeno paisagismo sensorial, misturando dois tipos de árvores (jasmim manga rosa e buque de noiva) na forração, usamos bromélias, costela de adão e ervas como alecrim e manjericão que proporcionam cheiros super agradáveis para o ambiente.
A escolha do mobiliário também foi bastante pontual, pois optamos por materiais de fácil limpeza e atemporais como couro e madeira. Ao Projetar a cozinha, adaptamos 1 porta do armário ripado, deixando-as vazadas, pois havia uma janela, e não pretendíamos perder a ventilação cruzada. Assim mantivemos a ideia do armário com portas ripadas, ocultando a janela sem perder a ventilação.
A ideia do projeto é ser simples e funcional, destacando e valorizando as obras de artes, que trouxeram muita personalidade para o apartamento.