-
Arquitetos: Archeground
- Área: 1120 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maruf Raihan
-
Fabricantes: AutoDesk, BSRM, KAI Aluminum, Nasir Glass, Omni Light, Shah Cement
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício configura-se como um espaço de interação e fonte de inspiração para professores e alunos. O foco principal foi projetar o edifício de forma a garantir a máxima compactação do programa e a ocupação mínima do terreno. Este edifício de 3 andares dispõe de salas de aula, salas de administração, salão polivalente e espaços de biblioteca. Além disso, a cobertura deste edifício foi projetada para acomodar as atividades ao ar livre dos alunos, o que representa uma característica importante. Amplas janelas de vidro operáveis são introduzidas para garantir bastante luz do dia e circulação de ar que minimiza o consumo de energia. Para reduzir o custo inicial, móveis usados foram dispostos neste espaço em construção.
A história do projeto é bastante interessante. O pré-requisito do projeto era construir um edifício de baixa manutenção. Por causa da crise orçamentária do cliente foi decidido que, inicialmente, haveria um único prédio com todas as instalações para executar o programa. Se funcionasse bem, o seu desenvolvimento seguiria posteriormente. O cliente mencionou na primeira reunião que imaginou este edifício como um ”RED”. É importante notar que “RED” simboliza a força em nossa cultura e os prédios administrativos eram conhecidos como “LAL DALAN” (Edifícios Vermelhos) em nosso subcontinente.
Este “LAL DALAN” historicamente deixou uma imagem de poder em nossa mente. Portanto, foi um grande desafio atender a essa demanda única do cliente ao projetar um edifício acadêmico moderno. Além disso, as condições do local tornaram este trabalho muito desafiador. Era uma terra estéril, sujeita a terremotos, com força de vento excessiva e localizada nos arredores da cidade de Dhaka. Um lote de canto foi escolhido para o edifício, pois o cliente tinha o plano de expansão futura. É assim tudo começou. Esta construção funcionou apenas durante dois anos (2016-2018). Depois disso, um novo edifício acadêmico foi estabelecido para receber o currículo acadêmico em uma escala maior. Mas este “RED” continua sendo um ícone e uma inspiração para todos.
O novo edifício exibe um "forma delicada de artesanato" na alvenaria de tijolo. Ele é basicamente projetado em estrutura de aço com reforço, pois o local é muito vulnerável a terremotos. Além disso, esta abordagem ao projeto estrutural reduz o tempo de construção. A materialização fundamental deste edifício é a superfície de tijolo preparada à mão com a técnica de lavagem de seixo. O mosaico de tijolo texturizado vermelho é usado como acabamento do piso. Este acabamento com textura vermelha complementa as superfícies das paredes de tijolo feitas à mão. Adoção de uma única solução exterior com este material texturizado visa uniformidade e pureza. Este material não é apenas sustentável e de baixa manutenção, mas também monolítico e tem um certo status de permanência. Além disso, o impulso excessivo do vento tornou quase impossível o uso de uma ampla superfície de vidro neste local. Essa condição climática foi superada com a introdução de uma camada de persianas de metal em forma de "L" na frente da superfície do vidro. Essas venezianas de metal funcionam como um corta-vento minimizando a sua força.
O marco deste projeto é o processo único de construção de seu envoltório. Este método tornou a construção não só culturalmente significativa, mas também climaticamente excelente. Como Bangladesh tem um clima subtropical de monções, a proteção contra intempéries da fachada externa é muito importante, o que foi alcançado por esta solução externa inovadora. Antigamente, as paredes de tijolo tinham uma camada muito fina de gesso de cal que funcionava como uma proteção contra as intempéries e retinha a ornamentação da fachada externa. Esta ornamentação artesanal é uma parte inseparável da nossa história e cultura ancestrais e, por isso, foi adotada neste projeto.
A disponibilidade de tecnologia construtiva baseada em maquinários específicos, mais fácil e rápida, substituiu o método de construção tradicional. Este é um esforço para adaptar esta técnica ancestral de uma forma moderna. Embora o cimento Portland e os tijolos finos fossem usados em vez do gesso de cal, a essência era a mesma. Para alcançar esta qualidade de material, todo o edifício (exterior e interior) foi lavado manualmente por pedreiros experientes. A disponibilidade de tijolos finos no local tornou-o mais economicamente sustentável e suas características de baixa manutenção e menor consumo de energia tornaram este edifício único e sustentável.