-
Arquitetos: atelierjun
- Área: 99 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Namgoong Sun
-
Fabricantes: American Standard, AutoDesk, Hansem, LG Hausys, Maxwell Render, Rhino, Samsung
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Giljik-ri, Ilha Ganghwa, na Coreia do Sul, a Casa Ger é uma residência para finais de semana projetada para um cliente que trabalha em Incheon. Ela está inserida em uma área estritamente residencial e está localizada no ponto mais alto entre encostas suaves. O cliente queria construí-la do tamanho de uma casa padrão com menos de 100 metros quadrados.
Todos os quartos e salas estão no lado sul, exceto a sauna seca coreana de argila vermelha que é acessada pelo lado de fora. Cada cômodo é colocado entre as laterais esquerda e direita da sala de estar e da cozinha. No início, o arquiteto pretendia posicionar o térreo com 100m² e o primeiro andar em uma espécie de sótão não incluído na área total para compensar a área insuficiente, mas devido aos regulamentos, ele mudou seu plano para uma pequena casa de dois pavimentos em vez de térreo e sótão. Nessas pequenas casas, a forma do telhado é um fator muito importante.
O telhado da casa Ger, portanto, não é um telhado inclinado em uma direção particular, como um de duas águas simples. As paredes de quatro lados são inclinadas ao centro para enfatizar a sala de estar, que é o coração da casa, e uma claraboia foi instalada para tornar o espaço central ainda mais claro por meio da iluminação natural. A sala de estar, voltada para o jardim sul, onde o cliente cuidadosamente cultivou, cria um ambiente acolhedor com grande abertura e luz que entra pela claraboia. O interior tem acabamento em branco, destacando a tonalidade da luz que muda com o tempo.
No lado sul da árvore, o piso de madeira da tradicional casa coreana (toenmaru) dá forma à casa. Coberturas sem beirais aumentam o risco de vazamento na parte superior das janelas, de modo que grandes janelas no sul estão localizadas dentro do piso de madeira (toenmaru). A sala de barro vermelho seguiu o método clássico de aquecimento removendo a lenha da fornalha, e foram usados azulejos com padrão de madeira. A chaminé tem uma forma concisa ao longo do volume, e serve como marco, lançando sombras na parte posterior da edificação.
Depois que a estrutura da edificação foi erguida, as pessoas do bairro a chamaram de "tenda mongol". A Ger, uma forma residencial tradicional da Mongólia, é um espaço onde as pessoas vivem em torno de uma abertura no centro, por isso, o nome da casa. Após a mudança, cliente afirmou que uma casa com uma área útil muito maior seria bastante frustrante.