-
Arquitetos: Takao Shiotsuka Atelier
- Área: 158 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Toshiyuki Yano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma estrutura de concreto armado de três andares, localizada no cruzamento da entrada de um santuário onde, antigamente, funcionava uma loja de bebidas que servia saquê aos fiéis em eventos especiais. Um terreno profundamente ligado à comunidade local.
O edifício é estruturado como uma casa geminada tridimensional em que uma loja de vinhos no andar térreo, a casa de uma avó, uma cantina e a casa do proprietário estão empilhadas em espiral ao longo de uma encosta. Cada qual pode ser considerado um espaço independente, mas, uma vez que estão organicamente conectados, o todo pode ser considerado uma casa.
A loja de vinhos assume o relacionamento com a comunidade local, e os idosos que visitam os hospitais próximos podem passar pela cafeteria. Visamos uma arquitetura que pudesse formar naturalmente uma relação aberta. Não há degraus dentro do prédio, e cada cômodo é acessado por uma encosta externa.
Conforme a espiral é escalada, é possível sentir a paisagem da cidade em várias direções e alturas. Essa mudança de altura traz mudanças também no piso e no teto do espaço interior, e os cômodos são criados com aberturas para o ambiente circundante através da encosta.
O edifício está conectado a quatro ruas, incluindo um beco entre os volumes adjacentes. Sua a inclinação forma uma relação com cada rua como uma extensão da entrada do santuário e do próprio espaço público.