-
Arquitetos: NFO
- Área: 240 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nenad Ravnić, Bosnić+Dorotić
-
Fabricantes: Conty, Eltor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 1992 foram encontradas ossadas de dinossauros em Colona Bay, na costa leste de Bale. Presume-se que mais de dez espécies de dinossauros habitaram essa área, sendo um deles o braquiossauro, um dos maiores dinossauros que se tem conhecimento, chegando a pesar 30 toneladas com um comprimento que ia de 20 a 25 metros. A partir dessa grande descoberta, Bale foi incluida na Lista Mundial de Sítios Paleontológicos, sendo, até agora, o único no mundo que apresenta fósseis abaixo do mar, e se assume que alguns têm mais de 200 milhões de anos.
O Parque Paleo, localizado dentro do Camp Mon Perin é uma combinação de um parque aquático temático e um polígono de pesquisa educacional, que tem como objetivo aproximar e popularizar este sítio arqueológico da população.
O complexo em si cobre mais de 16.000 metros quadrados, e implanta todas as instalações fechadas sob telhados verdes que se adaptam ao máximo à configuração natural do terreno. Os elementos aquáticos se inspiram em silhuetas de dinossauros, o que se torna visível no caminho educativo localizado na cobertura.
O complexo é composto por uma recepção, uma grande piscina, uma piscina infantil, uma piscina com banho quente, um restaurante, um bar, instalações sanitárias, um solário e uma loja. Várias esculturas de dinossauros em tamanho natural foram colocadas ao lado das piscinas, ossos de dinossauros foram exibidos como parte dos arenitos infantis do "sítio arqueológico" e há também um caminho educativo na cobertura, onde se pode aprender sobre o desenvolvimento dos répteis na Terra. O projeto se atentou a interferir o mínimo possível no terreno, respeitando a vegetação natural.
O Parque Paleo está se tornando um exemplo turístico de exploração de uma determinada história para fins comerciais, mas trazendo um importante aspecto educacional de forma divertida.