-
Arquitetos: GSS arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gui Morelli
-
Fabricantes: Banema, JNF, Ofa, Sanitana, Sosoares, Valadares
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada num loteamento urbano num Lote não muito grande e de forma quadrada. O terreno tem um ligeiro declive descendente para uma várzea a Poente que culmina num pinhal.
A casa surge a partir de um quadrado. duas placas de betão, dispostas na horizontal, uma poisada no terreno, a outra apoiada nas paredes exteriores. No meio, mais recolhida, existe a casa. A tardoz situam-se os quartos, todos com pátios exteriores protegidos por paliçadas de madeira que garantem a privacidade e um ambiente intimista.
Para a frente, a sala, que se abre ao exterior através dum vão a todo o comprimento, em que os envidraçados desaparecem no interior das paredes, prolonga-se para o jardim e para a várzea. O jardim é a continuação da casa. Areia clara com “ilhas” de plantas autóctones que rodeiam um pequeno tanque.
Todos os compartimentos têm luz natural. As casas de banho foram objeto de uma particular atenção. Estando no centro da casa, usufruem de uma grande luminosidade, através de pátios interiores ou do teto, totalmente em vidro.
O conceito minimalista baseia-se na aplicação de três materiais apenas: a madeira branca, no revestimento exterior da casa, bancadas das casas de banho e lareira; o betão, nos pavimentos e tetos; e o estuque branco nas paredes interiores. A luz natural é quem manda.