-
Arquitetos: Grau Architects
- Área: 20 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nora and Jakub Caprnka
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Ruukki, TON, Trimble, Vertigo Bird
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento H está localizado ao longo da Rua Medena, em um edifício dos anos 40. O apartamento de três cômodos não possui um pé direito muito alto, além de não ter uma organização interna axial, base dos apartamentos circundantes construídos durante a época da Primeira República Tchecoeslovaca (1918-1938). Apesar disso, com um layout racional, o apartamento continua evocando estes princípios espaciais. O eixo central original de circulação abrange o apartamento desde a entrada até a área de estar principal, e segue através da porta de vidro dupla para o quarto principal.
O conceito do espaço habitacional, portanto, manteve o caráter da Cidade Velha, mesmo apesar do seu tamanho reduzido e orientação para o pátio comum interno, ao invés da rua. A sala central foi ampliada, com a retirada do antigo quarto de empregada, que deu lugar à cozinha.
Um guarda-roupa até o teto cria uma separação entre a entrada principal e a área de estar. Ao atravessar a entrada, uma forte conexão visual é estabelecida ao longo do eixo central do apartamento. O volume sólido de cor vermelha da cozinha equilibra opticamente a disposição do apartamento.
Ao mesmo tempo, o elemento faz referência às partições e portas, que foram removidas no layout reconstruído. O balcão da cozinha se destaca na sala de estar, e a antiga cozinha tornou-se uma sala de estudo separada.
O interior é predominantemente branco, em composição com o piso de granilite claro do acesso. O conceito da paleta de cores se baseia no contraste entre o branco e um jogo com cores primárias vibrantes. Elementos vermelhos e azuis aparecem como contraste na cozinha e no banheiro, com uma base de ladrilhos brancos. Este princípio se repete em todo o apartamento.