-
Arquitetos: taller de arquitectura de bogotá
- Área: 2100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rodrigo Dávila
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercado por edifícios de valor arquitetônico, em um lugar privilegiado da cidade, está o edifício Serrano, que nasceu da compreensão da morfologia e da materialidade da região onde se insere. O primeiro esboço instintivo em forma circular foi se modificando durante o processo de projeto até tornar-se uma planta poligonal, composta de quatro planos principais.
O volume principal, formado por uma cobertura inclinada e os planos irregulares do polígono, apresenta uma morfologia de pedra que se eleva do chão, sobre um primeiro pavimento envidraçado, que se abre para a rua. As inclinações do telhado procuram destacar os valores da topografia íngrime, tão típica de Bogotá e presente no terreno do projeto. Para responder às mudanças de nível, o projeto propõe uma série de terraços e plataformas que procuram criar um primeiro pavimento inclusivo e vivo. Este primeiro nível é o suporte de um segundo pavimento de materialidade pétrea que recebe aberturas em seu interior com grandes pátios de onde se estabelece uma relação com o verde e o céu. O céu e a paisagem são emoldurados por pirâmides truncadas que aparecem na cobertura, onde cada volume funciona como moldura para a paisagem, destacando as colinas ao leste, as torres do parque e o tradicional centro internacional.
A fachada em concreto vermelho moldado in loco, procura se mimetizar com os edifícios que circundam o projeto e brincar com o contraste das cores laranja (edifícios) e verde (montanhas) que a área já apresentava.