-
Arquitetos: PALMA
- Ano: 2020
-
Fotografias:Natalia García
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para este projeto de reforma de uma casa em Sayulita, foram realizadas duas ações principais. No centro da casa, onde se localizava originalmente a cozinha, parte da cobertura foi retirada para criar um pátio interior que serve de hall de entrada e distribuição entre as áreas privadas e públicas. Com a retirada da cobertura, optou-se por preservar a estrutura original de madeira que sustentava a laje de concreto como testemunho da intervenção realizada.
A segunda ação consistiu em incorporar um novo volume que adere à construção existente para abrigar o espaço comum. Por meio de uma base de alvenaria sobre a qual se colocam os portões, o novo elemento permite uma relação visual constante com o exterior, aproveitando as vistas privilegiadas para o mar e para a praia. A cobertura do novo volume é uma "palapa", uma construção característica das áreas costeiras do México baseada em uma estrutura de madeira coberta com folhas de palmeira. A área pública amplia o espaço abrindo-se de um lado para o pátio interior da casa e para um terraço que intensifica a relação com o exterior do lado oposto.
Desde o momento que se entra na casa, a vegetação está sempre presente. No pátio central, uma floreira elevada abriga uma variedade de plantas suspensas que caem em direção à fonte de pedra e ao espelho d'água. O espaço de transição entre a construção existente e a nova é diluída no projeto paisagístico. Por fim, nos pátios dos quartos, o uso de plantas permite privacidade entre as vistas para as quais se abrem os diferentes banheiros da casa.
Para além das duas ações principais, foi efetuada uma reorganização e distribuição dos quartos e banheiros para aproveitar o espaço.