-
Arquitetos: Studio Ben Allen
- Área: 15 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ben Tynegate
Descrição enviada pela equipe de projeto. A geometria desta arquitetura é uma interação de formas variáveis. A estrutura da parede octogonal sobe para formar um teto hexagonal que, por sua vez, emoldura uma claraboia quadrada. As principais colunas de madeira que sustentam as paredes convergem para formar uma estrutura semelhante a uma treliça que sustenta o telhado. Ao fazê-lo, elas proporcionam uma maior sensação de verticalidade e, portanto, uma sensação de amplitude e um reforço estético da geometria subjacente da estrutura.
A intenção era projetar uma estrutura que fosse de alta qualidade, mas acessível, rápida e fácil de montar por um construtor independente e que pudesse ser desmontada e remontada. Também era importante que tivesse baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOCs), tanto no uso final quanto na montagem. Cada elemento é numerado e se encaixa no próximo. Não há necessidade de corte no local e todos os parafusos e orifícios de fixação são pré-perfurados. Os revestimentos internos e externos são de material laminado, de modo que não há quase nenhuma poeira e pouco ruído durante o processo de montagem.
A estrutura usa fabricação digital na forma de tecnologia de corte CNC de mesa 2D. Esta foi escolhida por ser acessível (em comparação com CNC 3D ou 5 eixos) e também por ser uma tecnologia facilmente acessível, com oficinas em muitas cidades oferecendo corte CNC. O design da estrutura leva essa tecnologia ao seu limite, todos os elementos são cortados e entalhados para travar entre si. A vantagem é que, dessa forma, se maximiza o desempenho estrutural da madeira e evita a necessidade de medições no local.
O volume foi construído de acordo com os padrões de regulamentação de edifícios modernos do Reino Unido; no entanto, o isolamento pulverizado significa que é hermético, garantindo que muito pouca energia é necessária para aquecê-lo. O piso radiante, a iluminação, a luz do teto e o exaustor com um umidificador podem ser controlados remotamente a partir de um smartphone. Isso significa que, mesmo durante períodos prolongados, quando não estiver em uso, a temperatura pode ser controlada e o espaço pode ser ventilado natural ou mecanicamente para garantir que permaneça seco, bem ventilado e quente quando necessário.
Com uma equipe de 2 pessoas, demorou 2 dias para montar a estrutura principal e os revestimentos externos levaram 4 dias para serem instalados. Os forros internos, piso aquecido e móveis levaram mais 4 dias de trabalho, para um total de 20 dias. Os únicos especialistas necessários foram o fornecedor de isolamento por spray e um eletricista.