-
Arquitetos: Flipê Arquitetura
- Área: 96 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Design Supplier, Flipê Decór, L´oeil, M.pingo Marcenaria, Mobly, Novo ambiente, PEDRAS BRASIL, Steel Head Design, ZL tapeçaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Demandas arquitetônicas tanto funcionais e estéticas, quanto estruturais e de manutenção. Buscamos no projeto atender as novas necessidades do espaço com o passar dos anos e novas fases de vida do casal que já morava na casa, enquanto resolvíamos problemas de manutenção de um imóvel construído há algumas décadas.
A principal diretriz de concepção foi a otimização de recursos no desenho, atender ao projeto e funcionalidade e em paralelo resolver manutenções necessárias. Desse modo trabalhamos novos elementos em paralelo com o existente, otimizamos escolhas de materiais para resolver problemas estruturais, sempre buscando escolhas conscientes.
A materialidade tinha como principal objetivo atender a proposta conceitual com custos limitados. Resultando em escolhas como o revestimento em blocos de concreto, que além do aspecto material e estético, também foi uma solução para reforçar a estrutura de paredes que estavam comprometidas e com infiltração no imóvel. O piso é uma solução duradoura em pedra natural, que cria espessura no contato com o solo e tem custos inferiores a revestimentos industrializados, além do toque de textura e quebra das linhas ortogonais da estante e blocos.
Temos ainda exemplos de otimizações e elementos aproveitados, como o rack existente que foi incorporado na nova estante da sala, a mesa de jantar que teve apenas o tampo reformado, temos também o forro da sala mantido e repaginado com pintura setorizada, elemento que através da cor ganha importância e significado no espaço. Tornando assim, possível atender todas as necessidades do cliente de repensar a estética e função, com coerência de investimentos.