-
Arquitetos: Sérgio Mendes | Arquitecto
- Área: 360 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tiago Franco Paiva, Meia Madeira
-
Fabricantes: panoramah!®, Africa Stone, AutoDesk, Dow Portugal, Guacamaia, MADEICENTRO, Meia Madeira - Home & Hotel Concept, Mitsubishi Electric, Pinto & Lopes, Porcelanosa Grupo, Saint-Gobain, Siemens, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote, relativamente pequeno, possui a área de 670,00 m2. O programa é composto basicamente por átrio, sala comum, cozinha, lavandaria, quarto de banho social, suite e garagem para dois carros no piso térreo e três suites no primeiro andar. O projeto teve início em 2010 e a obra ficou concluída em 2017.
O Projeto de Arquitetura caracteriza-se essencialmente por cumprir o espírito do loteamento em que se insere, assegurando escrupulosamente a colmatação rigorosa das empenas e telhado da habitação situada no lote situado à direita, bem como de todos os muros de meação existentes e empenas da casa situada à esquerda. O muro da rua cumpre igualmente a altura exigida pelo loteamento.
Formalmente, procurou-se assegurar a interligação entre o interior da habitação e os espaços exteriores através da previsão de caixilharias de correr de grandes dimensões, maioritariamente orientadas a sul, no sentido da piscina. Com o objectivo de assegurar o conforto térmico recorreu-se a palas criteriosamente orientadas, que serviram também para criar percursos protegidos das intempéries e ainda espaços de transição entre o interior e o exterior.
A casa é branca, assegurando-se a continuidade cromática com as restantes habitações do loteamento. Pontualmente previu-se igualmente betão branco em alguns paramentos da fachada e tetos exteriores. A cor das caixilharias e dos pilares metálicos é antracite mate. As coberturas são planas, de tipo invertido, com a exceção da cobertura inclinada, dos lanternins e da pala da entrada, que são acabados a zinco.
Interiormente utilizou-se Mármore Estremoz Extra nos pavimentos, lavandaria e casas de banho, com a exceção do quarto de banho social, que é revestido a Alabastro, iluminado pelo interior. Os pavimentos das suites e das zonas de circulação do primeiro andar são em madeira de Nogueira. As carpintarias são em madeira lacada a cinza claro, com a exceção da zona da entrada e da cozinha, que são revestidas a também a madeira de Nogueira. Exteriormente previu-se calçada em cubo de granito, complementada com lajeado em Travertino beije no percurso de acesso à entrada da habitação e na zona das escadas exteriores, e deck de madeira no entorno da piscina e no terraço do primeiro andar.