-
Arquitetos: Marchetti Bonetti+
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Lagoa apresenta uma arquitetura de poucos volumes, bem destacados e de linguagem contemporânea. A implantação e distribuição dos ambientes valorizam os visuais e interferem o mínimo possível na paisagem natural. Este, aliás, foi o desafio deste projeto: compatibilizar a implantação da casa com a topografia e priorizar os visuais de todos os ambientes. Em função disso, optou-se por locar a residência principal em uma parte menos íngreme do terreno, mais afastada da rua de acesso, tudo respeitando as diretrizes ambientais. Isso acabou criando um grande jardim de entrada, que é, na verdade, um passeio que confere privacidade para a residência. A edificação foi rotacionada seguindo a orientação das curvas de níveis existentes.
A distribuição dos ambientes, em termos gerais, é regida pelos pavimentos. No subsolo ficaram alocadas a academia, a sala de massagem, o espaço para jogos e toda a parte de infraestrutura técnica da casa, sistemas elétrico, hidráulico etc. O térreo concentra as áreas de alimentação e convívio social; por fim, o pavimento superior abriga somente os dormitórios. Esses espaços são amplos e articulam-se pela ausência de divisórias entre as áreas comuns. Já a relação interior-exterior faz-se através de grandes painéis deslizantes, que permitem a flexibilidade da planta e promovem essa conexão. A estrutura da residência é toda em concreto armado, com uma grande pérgola metálica em balanço, que cobre parte da varanda do pavimento térreo. Ela foi concebida para atender ao programa e possui basicamente um grande volume do pavimento superior sustentado por pilares recuados da fachada, permitindo que toda a face de vidro passe por fora da estrutura.
Foram utilizados materiais puros, alvenaria branca, pisos de pedra e painéis de madeira. O uso de materiais contemporâneos e emprego de tons valorizaram ainda mais a solução volumétrica adotada. Todas as áreas úmidas da casa são iluminadas e ventiladas naturalmente. Nos quartos, pode-se controlar a insolação (e também a privacidade) através da movimentação dos painéis/brises de madeira. Outro destaque é a solução da caixa superior voltada para a melhor paisagem, utilizando os painéis/brises de madeira. A linguagem arquitetônica, a planta bem articulada e os ambientes amplos estão de acordo com a dimensão total da residência.