-
Arquitetos: Beatriz Zeglin
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rafael Ribeiro
-
Fabricantes: Ana Neute, Beatriz Zeglin, Deca Twin, Electrolux, Kretzer Móveis, Larissa Diegoli, Pedecril Mármores Granitos, Portobello, Tintas Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaço para receber amigos e familiares era o desejo do casal de empresários curitibanos, que escolheu Florianópolis para ter um refúgio conectado com a natureza. As novas possibilidades de trabalho remoto aceleraram a decisão de compra e a família hoje divide a rotina entre as duas moradias. Desde o briefing do projeto, o principal pedido dos clientes era que a casa tivesse uma atmosfera leve e valorizasse os visuais para o mar e para a mata. Para conectar com o mar, a proposta do projeto de interiores partiu de uma paleta de tons de azul, que permeia quase todos os cômodos da casa. Nas texturas, o lambri, a palha e madeira clara são elementos marcantes na composição praiana.
Na área social a proposta foi pautada pela integração. Cozinha, jantar, estar e varanda conformam uma área única para receber bem e curtir momentos em família. Junto às portas janelas, sala de estar e jantar estão sob um forro em madeira ripada, trazendo mais aconchego para o ambiente. O deck externo, executado em madeira cumaru, foi nivelado com o interior da casa, ampliando a conexão entre exterior e interior.
Os ambientes também foram planejados pensando na funcionalidade dos espaços, utilizando mobiliários soltos com o apoio alto para o aspirador robô passar por baixo, tapete emborrachado e estofados impermeabilizados para usar com roupas molhadas da piscina. Embaixo da escada, foi deixada uma área livre para acomodar o carrinho do bebê e ao lado da cristaleira foram propostas caixas para rapidamente organizar os brinquedos das crianças.
A suíte do casal tem o cenário natural como ponto focal. A atmosfera leve e praiana proposta é reforçada pela parede tipo lambri e a cabeceira em palha natural, desenhada pela arquiteta. Para a decoração, almofadas em tons de mostarda aparecem em diferentes tramas e texturas. Sobre o painel, a tv do modelo “the frame” tem acabamento com moldura e pode funcionar como quadro quando desligada, ambientando a produção.
Para o dormitório das crianças, a composição recebeu toque de verde nas paredes – também propostas em lambri – com almofadas temáticas nos mesmos tons. Como a casa fica alguns dias fechada, optou-se por trabalhar com cabeceiras mais leves, sem painéis ou estofados, mais propícias para um imóvel de praia. Nos banheiros, revestimentos mais despojados também foram explorados, com o uso do granilite no lavabo e suíte do casal. O banheiro da suíte do quarto de visitas teve o visual explorado, onde na reforma foi aberta uma janela para a mata, sobre ela um espelho pendurado e o interior minimalista.