-
Arquitetos: Merooficina
- Área: 460 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da vitória é uma habitação burguesa tradicional do século XVIII portuense, que foi sendo fraccionada e ocupada por várias famílias, ao longo dos séculos passados.
Respeitando as principais características originais do edifício, pretendeu-se dar resposta às exigências dos clientes, tentando equilibrar a proposta entre a manutenção do património, as novas especificações regulamentares e a intensa pressão imobiliária que se faz sentir no centro histórico da cidade do Porto.
No interior, o edifício foi dividido em pequenos apartamentos de planta livre, um duplex com acesso pelo piso térreo e uma pequena loja. Esta organização permitiu manter a antiga caixa de escadas e aproveitar a estrutura de madeira que resistiu à anterior ocupação.
A reconstrução foi feita segundo os métodos construtivos tradicionais, recuperando-se as caixilharias ainda existentes e os antigos madeiramentos: rodapés, aros e corrimãos - todos testemunhos das épocas que ocuparam a casa.
O alçado principal manteve-se, alterando-se apenas o alçado do recuado - um acrescento recente e com pouca salubridade. Mas no alçado de tardoz, onde as varandas foram sendo ocupadas e tapadas por precários espaços de cozinha e quartos de banho, demoliu-se toda a débil alvenaria que foi adicionada nos últimos anos, criando-se uma nova varanda no piso superior e abrindo-se as antigas varandas, uma vez mais, para a paisagem do morro da Sé.