Descrição enviada pela equipe de projeto. O Resort Hotel Loopvillage está localizado no vale da floresta de bambu de Miaoshan, na China. A área de construção é de cerca de 2.000 metros quadrados, composta principalmente por edifícios cobertos por terra, combinados com a paisagem do vale da encosta para formar um pequeno resort com uma área de 35 hectares e 13 suítes grandes. O estilo de vida ao ar livre adotado pelo projeto não é o do esporte extremo ao ar livre de sobrevivência na selva, mas sim, como um suporte para um fim de semana tranquilo ao ar livre, o ponto de partida do anseio pela natureza, ou uma espécie de mudança de cenário necessária aos jovens urbanos.
O ambiente natural que inicialmente imaginamos era uma região imperturbada na qual os humanos e a natureza coexistem harmoniosamente. Após um longo período de construção, esperamos não apenas atingir o efeito de reflorestamento, mas também esperamos que haja melhorias além do ambiente natural original. Por meio da forma arquitetônica única dos edifícios cobertos de terra, não só atingimos o objetivo estabelecido de restaurar totalmente a vegetação do local, mas também produzimos um terreno mais contínuo e explorável, condições hidrológicas mais controláveis e um ambiente mais rico para todo o entorno.
Construção coberta de terra
Esconder o volume no subsolo pode restaurar fundamentalmente a cobertura da vegetação superficial. O maior obstáculo aos volumes cobertos de terra é a erosão das águas subterrâneas. Basicamente, concluímos a impermeabilização da própria edificação por meio de formulações de cimento especiais alcançando um ambiente interno confortável na encosta sul.
Terreno contínuo e condições hidrológicas mais controláveis
O local original era um poço que dependia de Zhushan, com algumas metasequoias que foram plantadas no pântano aos fundos. Para cima, três cumes formavam dois terraços para o plantio de bambu. Nosso volume é construído diretamente no terraço, e as cristas íngremes excessivamente altas originais são equilibradas pela parte coberta de terra, enquanto a topografia contínua do telhado é formada, criando uma experiência de paisagem em várias camadas. Além disso, este terreno estava localizado no fundo do vale, com água turbulenta e uma curva acentuada. Aprendemos com o método tradicional e sobrepomos a água repetidamente para reduzir muito a velocidade do fluxo de água, eliminando a erosão do solo no local e criando uma paisagem aquática mais rica.
Restauração total da vegetação local
A vegetação no local original é dividida em dois ecossistemas, um é a comunidade de plantas do pântano e o outro é a floresta de bambu. Após a construção, mantivemos o sistema de brejo pantanoso e só o limpamos para torná-lo mais ornamental. Através das trilhas, é possível explorar o ambiente interno dessa vegetação. Na parte superior, a original floresta de bambu era relativamente monótona, por isso, replantamos um grande número de árvores locais, formando um ambiente onde florestas de bambu e árvores de folhas coloridas se intercalaram. Também adicionamos um grande número de pequenos arbustos, gramíneas e flores para criar um ambiente relativamente respirável. Mais de cem tipos de plantas foram introduzidos em todo o local, formando uma série de áreas vegetadas de diferentes tamanhos, como o gramado frontal, o pátio, floresta tropical, área da piscina, jardim no telhado e praia fluvial de brejo. Partindo do jardim secreto na entrada, os visitantes entram lentamente no local. A paisagem cria a sensação de entrar na misteriosa terra das flores de pessegueiro, o que aprimora de forma abrangente a experiência de férias de toda a comunidade do resort.
Sistema de Operação Sustentável
Economia de energia
A construção do suporte inferior deve ter alta eficiência e economia de energia. Cada ambiente é conectado à bomba de calor na sala de máquinas subterrânea por meio de um duto de alto isolamento fornecendo um serviço de ar condicionado extremamente silencioso. O ambiente geral do vale é muito tranquilo e, normalmente, a maior unidade de consumo de energia do resort é o ar-condicionado. Para atingir a meta de operação sustentável, partimos de dois aspectos. O primeiro é o desenho e planejamento, usando as características de isolamento térmico do volume coberto de terra para reduzir a carga de ar condicionado e, em seguida, conectando-o ao pátio subterrâneo com os quartos do hotel por meio de um sistema especialmente projetado com duto de isolamento subterrâneo, proporcionando um ambiente silencioso perfeito.
Ciclo
O hotel possui um tratamento de águas completo. Tratar o esgoto em água recuperada e descartá-lo pode evitar o bloqueio da tubulação principal do município e reduzir o custo geral de manutenção. Especificamente falando, o Loopvillage divide todos os dutos em três categorias: dutos de água da chuva e subterrâneos, dutos de água recuperada e dutos de esgoto. Através de mais de uma dúzia de poços subterrâneos, as águas subterrâneas excessivamente altas serão reduzidas a um nível de água seguro o mais rápido possível. A tubulação de esgoto trata as águas dos banheiros e todos os resíduos da cozinha do restaurante (basicamente atingindo o padrão que pode ser descartado diretamente em um corpo de água natural) e, em seguida, mescla a drenagem de lavagem na tubulação de água recuperada e descarrega no esgoto municipal.
Embora essa série de medidas aumente muito a complexidade e o custo, elas são mais econômicas em termos de manutenção. Além disso, a separação da água reciclada, esterco líquido e resíduos alimentares reduz muito a possibilidade de bloqueio interno da tubulação. Após o tratamento do esterco líquido e dos resíduos alimentares, uma parte do fertilizante líquido pode ser recuperada e utilizada para irrigação de flores e plantas, basicamente eliminando o uso de fertilizantes químicos.