-
Arquitetos: Brulé Architectes Associés
- Área: 1250 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Pascal Leopold
-
Fabricantes: Caesar, GRAPHISOFT, OberSurfaces, Piveteau bois, Socomal, TEXAA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa a criação de um novo serviço de restaurante escolar funcional e confortável, tanto para alunos e professores, como para a equipe do estabelecimento de ensino existente. Generosamente aberto a oeste no pátio dos alunos, e ao sul nas áreas arborizadas, o novo serviço de restaurante está localizado na parte de trás do pátio, de forma a manter a fluidez entre o edifício principal existente e o pátio dos alunos.
Respeitando a topografia existente, o edifício brinca com as suas coberturas, desenhando declives suaves, ecoando a paisagem irregular atual. Todas as instalações têm vista para o exterior e iluminação natural. Os conjuntos de coberturas permitem a integração de aberturas, iluminam espaços de produção e áreas de circulação. Este dispositivo permite iluminar o cerne do projeto, sem comprometer as ligações entre os ambientes, que devem ser as mais curtas possíveis.
O edifício oferece grande transparência entre a sala de jantar e o seu entorno verde. O objetivo da escolha do revestimento de madeira na fachada é a criação de anteparos na frente das cortinas, permitindo o jogo de materiais e luz que avivam o edifício.
Os materiais e equipamentos foram selecionados de acordo com a pegada de carbono e o baixo consumo de água e energia elétrica. O uso de madeira certificada (PEFC) é predominante neste projeto: moldura, paredes, revestimento. A compacidade do edifício, a orientação favorável das aberturas e o sistema construtivo escolhido (paredes pré-fabricadas de madeira com isolamento integrado), permitiram atingir o nível passivo, ou seja, um consumo de aquecimento inferior a 10 kWh / m² / ano.