-
Arquitetos: E+N Arkitektur
- Área: 5 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Kirstine Mengel
-
Fabricantes: Acaciawood, Engineer Jørgen Søgaard, Skandinaviska Glassystem, Stonecon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo campo de golfe, Great Northern, está situado na cidade de Kerteminde, entre a paisagem rural da parte nordeste da ilha dinamarquesa de Funen. O projeto Great Northern abrange a sede do clube e apartamentos de hotel, e foi criado a partir da conexão entre a paisagem e o desenho do campo de golfe. O circuito de golfe foi projetado pelo designer especializado de renome mundial, Jack Nicklaus.
O clube é composto por restaurante, vestiários, loja para jogadores, administração, lounge e instalações para o ensino de jogadores principiantes, com um simulador de golfe e um circuito interno coberto.
O Uso da Paisagem
O projeto teve origem a partir de seu entorno e foi moldado em estreita relação com as características distintivas da paisagem local. Os edifícios foram cuidadosamente posicionados para captar a natureza única e oferecer a experiência, tanto de uma visão estritamente controlada, quanto das vastas e impressionantes aberturas para a paisagem rural de Funen.
Ao longo do acesso de veículos, o visitante tem uma visão ampla da sede do clube, seguida por uma estrada sinuosa ao longo de um aterro coberto de grama, onde apartamentos do hotel, meticulosamente foram construídos na margem, oferecendo uma vista panorâmica dos campos de golfe. A arquitetura e a localização dos edifícios oferecem experiências dramáticas e poéticas da natureza.
A estática construção da cobertura
Todos os edifícios foram executados em um conceito coeso de composição inflexível, em que a construção única da cobertura suspensa promove características distintivas ao projeto. O telhado encontra sua inspiração na arte japonesa dos origamis e nas construções históricas de madeira.
Tal elemento proporciona ao volume, aparência similar a um leque, que se expressa tanto no exterior quanto no interior dos edifícios. A construção da cobertura é particularmente única, as águas dobradas praticamente pairam sobre as paredes de pedra natural. As partes triangulares da cobertura foram utilizadas como estabilizadores e apenas alguns pilares de aço suportam a construção do “leque” de madeira. A sofisticada estrutura do leque possui alturas variadas sobre o restaurante e atinge seu ápice sobre a grande sala comunitária. Entre a cobertura e o terreno acidentado, grandes janelas fecham a fachada, com alturas de até 8 metros, contribuindo para a sensação de acessibilidade entre o interior e o exterior. O forro interno é livre de interferências elétricas.
Toda a elétrica e iluminação foi disposta nas paredes e divisórias secundárias. O forro interno e os elementos de madeira auxiliam na acústica do ambiente e, no exterior, a cobertura é revestida com telhas de madeira patinada de acácia. Como particularidade, o telhado capta a água da chuva em grandes canos de cobre, tornando uma experiência visível quando chove.
Materiais com pátina
Os materiais possuem uma unidade em todos os edifícios e em composição com o campo de golfe configuram uma experiência única e coerente. Os edifícios foram executados com materiais de qualidade, que interagem com a experiência da natureza: paredes e pisos em pedra natural, superfícies de telhado revestidas com telhas de madeira de acácia, em combinação com fachadas de vidro, que dissolvem a fronteira entre o interior e o exterior. A materialidade foi definida a partir de uma perspectiva de longo prazo, visto que os materiais são aprimorados ao longo dos anos, em termos de durabilidade e alta qualidade.
A passagem do tempo torna cada material atemporal e reflete a atitude do escritório de arquitetura em projetar edifícios robustos e sustentáveis, que são inspirados na história, moldados pelo contexto e construídos para durar e se desenvolver positivamente à medida que envelhecem. Após a conclusão do projeto, edifícios adicionais foram construídos no local (edifício do spa), como uma continuação direta do projeto original.