-
Arquitetos: Flávia Menezes Arquitetura e Interiores
- Área: 237 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:João Paulo Oliveira
-
Fabricantes: AutoDesk, Bretton Revestimentos, Claudete Guitar - Ceramica de Atelie e Arte, GM dos Santos, LP Brasil, Marianne Ramos Paisagismo, Omnitrade Brasil, Rewood, Trimble Navigation, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Porta Amarela é uma residência unifamiliar idealizada para um casal, seus futuros filhos e a recepção de amigos e familiares. Os jovens moradores sempre conectados a natureza, adquiriram o terreno regular de 531 metros quadrados e ansiavam por uma construção rápida, moderna, aconchegante e totalmente integrada à natureza. Dessa forma surgiu o conceito da casa, no qual os espaços se confundem e se mesclam uns aos outros sempre conectados.
O partido arquitetônico se guiou por uma casa projetada em “L” voltada para frente do terreno otimizando a entrada de luz pela face Norte, onde poderia ser totalmente aberta, integrando o jardim e piscina ao estar, sala de TV e cozinha gourmet. A área íntima foi dividida em 2 suítes no térreo e 2 suítes no pavimento superior, todas de dimensões semelhantes. Os moradores excluíram a necessidade de uma suíte máster especial, tendo assim todos os dormitórios e banheiros as mesmas medidas e acabamentos.
Com três níveis de telhado com apenas 2% de inclinação, um pé direito duplo se forma com a escada ligada a uma passarela para o acesso as suítes superiores e através dela pode-se contemplar uma bela vista da montanha.
A casa foi construída com fundação em laje de concreto, fechamentos do térreo em blocos cerâmicos e o pavimento superior com placa cimentícia e dry-wall. Estrutura e vigamentos do telhado pré-fabricados em madeira laminada colada de eucalipto, com cobertura em manta PVC e isolamento em placas lã de rocha. Estas escolhas de materiais além de agilizar a obra minimizaram o desperdício de material.
Em meio à vegetação de árvores nativas, o projeto do escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores abraça o entorno. Uma morada aberta, sua composição traz a natureza para dentro da casa, elimina os limites entre interior e exterior, cores, materiais, texturas e transparências possibilitam a comunicação total da casa trazendo a agradável sensação de amplitude e aconchego.