-
Arquitetos: Paleko architektu studija; Rolandas Palekas, Bartas Puzonas, Alma Palekiene, Dalia Uoginte, Vilius Linge
- Área: 480 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Norbert Tukaj
-
Fabricantes: Brolis Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado em um terreno nos arredores de Vilnius ocupado por pinheiros antigos de grande porte e rodeado por escassos imóveis residenciais tipo villa. O empreendimento recém-construído é composto de três construções geminadas de dois pavimentos, cada uma dividida em duas residências de 80 metros quadrados, rodeadas pela vegetação natural. Não há muros, apenas cercas-vivas que proporcionam alguma separação essencial. Até mesmo o acesso dos carros tem o mínimo de pavimentação em concreto possível, reservando a área de estacionamento no gramado.
Nosso objetivo era criar habitações simples, mas singulares, em um terreno pequeno, valendo-se de sua principal característica: a tranquilidade de uma floresta natural. Todas as casas estão situadas entre as árvores. O revestimento da fachada em madeira natural se estende para o topo e envolve os terraços privados na cobertura, acessados através de uma caixa de vidro retangular, que também serve como de poço de luz natural para as escadas no interior.
As famílias organizam suas atividades em três níveis:
1) espaço totalmente envidraçado no piso térreo, que se estende naturalmente para a vegetação do entorno;
2) janela panorâmica semelhante à da Villa Savoye, envolvendo o pavimento dos dormitórios;
3) terraço na cobertura em meio às copas dos pinheiros;
A aparência das fachadas difere dependendo da luz e do ângulo de visão e tem contornos suaves que se fundem na paisagem.
O esqueleto do edifício é construído em estrutura de concreto moldado in loco. As fachadas são compostas de panos de vidro e painéis de madeira de pinho natural tratada termicamente. A mesma madeira foi utilizada no piso do terraço na cobertura a fim de garantir a menor necessidade de manutenção possível. O volume compacto da construção ajuda a manter baixo consumo de energia durante todo o ano, além de proporcionar fácil acesso para manutenções. A relação criada entre as edificações e seu entorno, a partir dos materiais utilizados e suas texturas arquitetônicas, assim como o máximo aproveitamento dos espaços externos, pode ser considerada como uma preocupação com sustentabilidade.