-
Arquitetos: Zon-e Arquitectos
- Área: 60 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desacelerar, desconectar, deixar-se envolver pela imensidão da paisagem e refletir. Para chegar à passarela-mirante é necessário um esforço físico e mental.
A pequena vila de Llamo, com apenas uma dúzia de habitantes, marca o início da rota a pé. Entramos na Sierra del Aramo, um lugar mítico da mineração européia, cuja presença data de nada menos que o período Neolítico (4500 a.C.).
O ponto de chegada é o Poblado Minero de Rioseco, um sítio de exploração mineral criado com capital inglês no final do século XIX e que permaneceu aberto por uma boa parte do século XX.
A proposta valoriza a paisagem natural, bem como o patrimônio industrial, a história e a memória da mineração na Espanha.
A passarela se integra na topografia íngreme da fazenda, situando seu acesso no nível mais alto, descansando levemente sobre seus pilares largos e um muro ciclópico, de onde se lança em vôo sobre a paisagem. A passarela se torna um mirante flutuante, oferecendo um cenário espetacular onde o caminhante encontra abrigo temporário.
O projeto se materializa em diálogo com as ruínas de seu entorno. O concreto, o metal oxidado e a madeira reciclada são os únicos três materiais utilizados, que interagem com um quarto protagonista: a atmosfera.
Materiais utilizados com uma grande economia de meios, que já permitiram a centenas de caminhantes desfrutar de um momento de pausa, de arrebatamento frente à paisagem.