-
Arquitetos: Tatsuya Kawamoto + Associates
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Takashi Uemura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando tanto "alta resistência a terremotos" quanto "espaço aberto" são necessários, normalmente, faz mais sentido ter um espaço principal no segundo nível, porque a quantidade de paredes necessárias estruturalmente é menor do que no primeiro.
Aqui, pretendemos obter o máximo de volume espacial nas condições dadas, absorvendo o ambiente envolvente da "rua privativa", planejando um espaço em que o interior e o exterior são perfeitamente contínuos.
Ao torná-la uma configuração simples e clara que tem apenas uma "moldura- portal" de 8,0 m de largura, ela atinge um desempenho de resistência a terremotos bem equilibrado com uma grande abertura. Esta "rua privativa" se estende como um ramo da estrada principal formando uma comunidade unificada.
Ao incorporar tal localização única, pensamos que seria possível contribuir para o desenvolvimento regional com um novo clima em uma área residencial para comunidades que poderiam ser um produto das indústrias locais.
Além de seu papel como um elemento resistente a terremotos, o "portal" dá ritmo ao espaço, organizando-o em intervalos regulares, inserindo trilhos em cada abertura, onde é possível tornar os espaços facilmente privados de acordo com a vida recebida em cada ambiente.
A fim de fazer uso eficaz das instalações limitadas tanto quanto possível, espera-se que a vida do residente gradualmente escoe sob o grande telhado, estendendo os beirais para o lado da rua criando um espaço externo contínuo.
Graças ao ambiente envolvente, pudemos aproveitar o terreno vizinho incluindo a rua como espaço habitacional. É uma forma de construção que se enraizou neste terreno feita pela mescla da demanda que o morador solicita e a forma de estruturação para resolver o terreno.