Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo dos clientes, Sra. Saseenkumari e Sr. Jayakumaran Thampy, para sua segunda casa em um terreno de 202 metros quadrados em uma área densamente povoada da cidade de Trivandrum, Índia, foi um requisito essencial para "algo especial". O volume foi planejado para abrigar uma família composta por seu filho, sua filha e esposa - todos eles médicos.
As restrições construtivas do terreno permitiram que uma forma paralela inclinada (ou 'SKUBE') emergisse. Ela foi propositalmente pintada de branco para aumentar a serenidade da forma platônica destacada, por assim dizer, pelo pandemônio de sua movimentada vizinhança. Os requisitos funcionais para o local restrito eram particularmente desafiadores e consistiam em uma garagem para abrigar dois veículos, áreas de estar e jantar, cozinha e área de trabalho anexa, quatro quartos com banheiros privativos, bem como uma sala familiar na parte superior.
Uma abordagem minimalista foi adotada com grande efeito em todo o projeto. A entrada principal é feita como uma varanda externa por meio de um nicho na sala de estar, que está de frente para um mini "pátio" paisagístico. A sala de jantar adjacente se abre para uma característica semelhante na parte posterior, permitindo a ventilação cruzada. Este pátio posterior é coberto por uma claraboia aberta, permitindo que a luz solar invada as paredes internas e denote visualmente uma ligação vertical. Também horizontalmente, este espaço envolve a planta da cozinha para formar um espaço contínuo e harmonioso.
Somando-se a este projeto está o uso de aberturas padrão de tijolos na fachada frontal, que acentua o efeito visual do acabamento da pintura externa branca, enquanto também permite a entrada de luz e ventilação no volume sem comprometer a necessidade de privacidade.
Em contraste com isso, as venezianas de terracota que separam as varandas do dois quartos no primeiro andar, adicionam um toque de calor e marco visual à fachada externa. O ambicioso desejo funcional para a casa não deixou espaço para implantar qualquer tratamento de altura dupla, mas isso foi mais do que compensado por um planejamento espacial criterioso. O quarto do andar térreo também se abre para um pátio. O primeiro andar tem um total de três quartos, além de um pequeno terraço a céu aberto. O teto - com seu acabamento de concreto exposto, junto com os pisos, segue uma paleta de cores semelhante à base cinza, enquanto as paredes são pintadas de branco para contrastar.
Internamente, a escada e seu design de concreto moldado no local, quase visceral, são protegidos por um corrimão de tela semelhante a uma parede, garantindo privacidade visual para as escadas. A escada também tem um ambiente etéreo devido às várias aberturas embutidas que permitem fácil penetração e fluxo de luz, ar e sons. Esta casa despretensiosa está elegantemente instalada em meio a todo o ruído visual do seu entorno e é um centro de atração tranquilo aos olhos curiosos dos transeuntes.