Art(e)facts, é um projecto que integra a área de Arquitectura e Território da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, com curadoria da arquitecta Andreia Garcia. Esta Bienal de Conhecimento integra a sua programação para a área de Arquitetura e Território de Guarda 2027 - Cidade Candidata Capital Europeia da Cultura e convida artistas, arquitetos e designers a apresentarem projetos para serem produzidos com artesãos locais e em residências no Fundão, Guarda e Manteigas.
Até 19 de março está aberta a convocatória internacional Art(e)facts 2021, que é dirigida a artistas, arquitetos e designers, e vai premiar dois projetos, com até 6 mil euros para honorários e produção. A iniciativa é direcionada à prática artística, arquitectónica ou de design contemporâneo que apresente propostas de projetos inéditos ou em fase de investigação.
As propostas, individuais ou em coletivo, devem valorizar o artesanato local, propor a aprendizagem de conhecimento com artesãos locais e criar trabalhos que resultem da interseção artista-artesão e da inovação no campo da criação artística atual.
Os dois projetos selecionados serão anunciados na primeira semana de abril e desenvolvidos em maio, em residências artísticas realizadas nas oficinas de artesãos locais. As residências envolvem a produção de seis projetos, quatro destes da autoria de criadores convidados pela organização, e culminam com uma exposição coletiva que será inaugurada em julho em várias oficinas de artesanato no Fundão, na Guarda e em Manteigas, Portugal.
Título
Art(e)facts 2021: Supernatural Togetherness abre candidaturas para duas residências artísticasTipo
Divulgação de concursos (projetos e masterplans construídos)Organizadores
Prazo de inscrição
19 de Março de 2021 11:30 PMPrazo para envio
19 de Fevereiro de 2021 08:00 AMPreço
Grátis