-
Arquitetos: Open AD
- Ano: 2020
-
Fotografias:Alvis Rozenbergs
-
Fabricantes: AB Virtuves, AutoDesk, Ikea, In Umbra, LaLampa, Laufen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ziedlejas é um resort de bem-estar ou "spa natural da Letônia", e está localizado nas proximidades de Krimulda, na Letônia. O local foi pensado como uma pausa lenta e imersiva, longe das multidões. Os proprietários desejavam manter a tradição viva, enquanto a adaptam para atender às necessidades da vida moderna. Desta forma, as saunas foram mantidas fiéis ao padrão, mas estética e ergonomicamente aprimoradas. A escolha dos materiais - linho, madeira, metal - foi pautada pela natureza e pelo patrimônio local.
Em 2020, três cabines de aço corten e vidro foram abertas para os hóspedes passarem a noite com a natureza, ao invés de uma tela de TV. As cabines com fachadas totalmente envidraçadas são inerentemente adaptáveis e deliberadamente minimalistas, para estimular a atenção ao ambiente natural. Inspirado pelo minúsculo movimento vivo e pela cultura japonesa, o escritório Open AD projetou móveis personalizados, como a cama de casal dobrável e a mesa de chá retrátil. Cada cabine tem seu próprio banheiro oculto em uma seção isolada, e um espaço extra para dormir foi configurado no mezanino. Ao lado das cabines, o jardim de ervas no terraço é uma fonte de ingredientes para misturas de chá e acessórios para rituais de sauna.
Ziedlejas tem sido um trabalho em andamento desde o primeiro dia, mas cada nova ampliação se encaixa como uma peça de quebra-cabeça, para complementar a história. A colaboração entre os proprietários, equipe de arquitetura e design, arquiteto paisagista e artesãos envolvidos foi fundamental para o sucesso do projeto. Os planos futuros incluem um terceiro edifício de sauna, espaço para eventos e área de recepção.
À medida que as viagens retornam ao normal, Ziedlejas atenderá às necessidades do viajante consciente, socialmente responsável e ambientalmente consciente. Por enquanto, o local tornou-se uma bênção para os próprios moradores da Letônia, que buscam uma trégua da cultura de consumo.